Portal Serviços Detran Rondônia  


Renovação de Habilitação

RENOVAÇÃO DA CNH

É o processo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação que está com prazo de validade vencido ou a vencer.
A CNH deverá estar em situação regular, ou seja, não ter sido cassada ou suspensa.

Períodos para renovação da CNH:

• Até 65 anos: 5 em 5 anos;
• Após 65 anos: 3 em 3 anos;
• Casos especiais: a critério do médico perito examinador.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Documento de Identificação Oficial com foto ou equivalente que será apresentado durante o atendimento no Detran/RO, na etapa da Biometria, Exames e Retirada da CNH (Clique e verifique a lista de documentos aceitos)

PROCEDIMENTOS:

1. .O serviço poderá ser solicitado pelo próprio condutor em uma das Unidades de Atendimento do Detran/RO (Unidades de Atendimento Detran/RO), CFC (Centro de Formação de Condutores) credenciados ou através deste site (Clique aqui e solicite a sua Renovação de exames)
2. Realizar a biometria (captura de imagem, digitais e assinatura) em uma das Unidades de Atendimentos do Detran/RO mais próximo de sua residência (Unidades de Atendimento Detran/RO), portando documento de identificação oficial com foto.
3. Realizar Exame de Aptidão Física em clínica credenciada (verifique endereço que estará disponível na guia de pagamento)
4. Caso o condutor exerça Atividade Remunerada Transportando Pessoas ou Bens (EAR), deverá realizar Avaliação Psicológica (endereço estará disponível na guia de pagamento)
5. Condutores habilitados nas categorias: C, D ou E, deverão realizar exame toxicológico, portanto, deverão procurar uma laboratório credenciado ao Denatran (DENATRAN)
6. Efetuar o pagamento da taxa nas agências bancárias, internet banking ou caixas eletrônicos dos bancos conveniados (Clique aqui e Consulte Valores de Taxas Detran/RO)
7. O condutor poderá optar pelo recebimento da CNH em casa, mediante o pagamento da taxa de entrega;
8. Para condutores de Outro Estado: deverão comparecer a Unidade de Atendimento mais próxima (Unidades de Atendimento Detran/RO) portando documento de identificação (Clique e verifique a lista de documentos aceitos);
• Atenção! O condutor, com Exame de Aptidão Física e Mental vencido há mais de 5 (cinco) anos, contados a partir da data de validade, deverá submeter-se ao Curso ou Prova de Atualização para a Renovação da CNH, conforme Resolução Contran nº 168/2004 – Art. 6º §3º)
• A solicitação de Renovação da CNH por meio deste site não contempla a alteração ou atualização de dados de identificação e endereço do condutor. Necessitando realizar qualquer alteração, deverá dirigir-se a uma Unidade de Atendimento do Detran/RO, próximo a sua residência (Unidades de Atendimento Detran/RO) portando o documento de identificação devidamente alterado.

PRAZO DE ENTREGA DA CNH:

Após cumprido todos os requisitos a CNH estará disponível para retirada na Unidade de Atendimento em que foi realizado o serviço:
• Capital:
COMETRAN (Coordenadoria Metropolitana de Trânsito): Em até 1 hora
Postos Avançados: Em até 24 horas
• Interior:
• Em até 5 dias úteis
Quem pode retirar a CNH?
• O próprio condutor;
• CFC/ Despachante onde realizou o processo
• Representante Legal (Procurador)

 

Visite nossa Central de Habilitação