PID – Permissão Internacional para Dirigir

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é emitida para que o condutor habilitado no Brasil possa dirigir no exterior, em países signatários da Convenção de Viena ou países que atendam ao princípio de reciprocidade. (África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bahamas, Barein, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Cabo-Verde, Canadá, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuwait, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Porto Rico, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro-Africana, República Democrática do Congo, República Checa, República Dominicana, Romênia, Saara Ocidental, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Timor, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela, Zimbábue)

A data de validade da PID será a mesma da CNH ou da Permissão para dirigir.

• O serviço deve ser solicitado na Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) ou posto avançado do DETRAN ou pelo site www.detran.ro.gov.br
  • A CNH deverá estar em situação regular, ou seja, não ter sido cassada ou suspensa.
  • Se houver processo de adição ou mudança de categoria em aberto, ele deverá ser concluído para que seja possível a emissão do documento.
  • Possuir habilitação (Permissão ou CNH Definitiva) emitida no Estado de Rondônia. Caso a habilitação seja de outro Estado, o condutor precisará fazer o procedimento de Transferência de CNH.

QUAIS DOCUMENTOS DEVEM SER APRESENTADOS?

• Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – original ou RG.

OBS 1: O documento deve esta em perfeito estado e com foto atual; Não pode conter abertura, replastificação, fotografia antiga e/ou danificada e outras deteriorações que dificultem a identificação do cidadão ou impeçam avaliação da autenticidade.

• Comprovante de endereço atual original ou declarar endereço

PASSO A PASSO

1. Comparecer a CIRETRAN ou posto avançado
  2. Requerer abertura do processo
  3. Efetuar o pagamento da taxa pago em qualquer banco, caixa eletrônico, internet ou casa lotérica.
  4. Ou se preferir, requerer pelo site do DETRAN-RO, seguindo os passos de preenchimento e emitindo guia para pagamento.

QUEM PODE RETIRAR?

O próprio condutor ou Procurador, mediante apresentação de procuração por instrumento particular (original, com reconhecimento de firma por autenticidade ou semelhança, emitida em até três meses imediatamente anteriores à data da solicitação realizada pelo interessado) e documento de identificação pessoal original.

A data de validade da PID será a mesma da CNH ou da Permissão para dirigir.

QUAIS DOCUMENTOS DEVEM SER APRESENTADOS?

• Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – original ou RG.

• Comprovante de endereço atual original ou declarar endereço

PASSO A PASSO