Detran Rondônia e 17ª Brigada de Infantaria de Selva realizam curso para condutores de veículos de emergência

O Curso Especializado para Condutores de Veículos de Emergência é promovido pela EPT para motoristas da 17ª Brigada de Infantaria de Selva em Porto Velho
Previsto nos artigos 145 e 145-A do Código de Trânsito Brasileiro – CTB e regulamentado pela Resolução nº 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran Rondônia realiza o Curso Especializado para Condutores de Veículos de Emergência, juntamente à 17ª Brigada de Infantaria de Selva – BIS de Porto Velho. Com carga horária de 50 horas e participação de 33 alunos, o curso vai até o dia 1° de setembro.
O capitão da 17ª BIS, Wan Burk, responsável pela coordenação dos cursos, afirmou que a formação tem a finalidade de aperfeiçoar, instruir, qualificar e atualizar condutores, habilitando-os à condução de veículos de emergência destinados a socorro de emergência, incêndio e salvamento, os de polícia, de fiscalização e operação de trânsito e ambulâncias, além de veículos de emergência, os de salvamento difuso destinados aos serviços de emergências decorrentes de acidentes ambientais e veículos utilizados no transporte de presos.
O professor do curso, Carlos André afirmou que, deve-se considerar o cenário constante da evolução tecnológica e das práticas de segurança, cuja renovação é de fundamental importância para manter os condutores e veículos de emergência preparados para lidar com os desafios emergentes da profissão, na garantia da segurança e eficácia das operações de socorro e assistência em situações críticas.
Para o coordenador de Formação e Aperfeiçoamento da Escola Pública de Trânsito – EPT, João Moreira, o compromisso em qualificar e atualizar os condutores reflete o entendimento da importância desses profissionais na sociedade, haja vista que, os veículos de emergência operam em circunstâncias em que cada segundo conta, e a formação adequada é uma medida indispensável para proteger vidas e garantir a integridade das ações de emergência.
O diretor-geral do Detran, Léo Moraes destacou o empenho que o Governo realiza em prol de se obter um trânsito mais seguro. “Para tanto temos trabalhado para atender as aspirações do Governo e da população quanto à melhoria de mobilidade em todos os municípios de Rondônia”, concluiu.
Texto: Miro Costa e Jarlana Davy
Fotos: Miro Costa
Secom – Governo de Rondônia