Detran participa de solenidade de lançamento da Operação Integrada pela Vida: Trânsito Seguro em Porto Velho
Na manhã desta quarta-feira, 1 de fevereiro, o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, participou da solenidade de lançamento da Operação Integrada pela Vida: Trânsito Seguro, realizada pelo Governo de Rondônia. A cerimônia aconteceu no pátio central do Palácio Rio Madeira em Porto Velho, e contou com agentes da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – DTFAT.
A Operação Integrada pela Vida: Trânsito Segura tem o objetivo de reduzir os índices de sinistros de trânsito no município de Porto Velho, por meio de ações de fiscalização e emprego de sinalizações verticais móveis, de forma descentralizada, nos principais locais e horários de maior ocorrência destes sinistros.
Porto Velho apresentou nos últimos três meses números elevados de acidentes de trânsito, principalmente com vítimas fatais e com vítimas lesionadas, impactando diretamente nos sistemas de atendimento de saúde, em especial no hospital de traumas e emergências, o Hospital João Paulo I.
Demandada pela Secretaria de Estado de Saúde – SESAU, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – SESDEC convidou além do Detran, órgãos vinculados à segurança no trânsito e saúde pública, entre eles a Polícia Militar de Rondônia – PMRO (CPE e BPTRAN), Corpo de Bombeiros Militar – CBM, Polícia Rodoviária Federal – PRF, Secretaria de Saúde – SESAU, Secretaria Municipal de Trânsito de Porto Velho – SEMTRAN e Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA para apresentação dos elevados números de acidentes e, com atuação integrada, adotar ações visando a redução destes índices.
Foi acordado entre os órgãos envolvidos que as ações iniciais ocorrerão no eixo da fiscalização, por meio do emprego de sinalizações verticais móveis e equipes do BPTran, Semtran, Detran e PRF.
Na Operação Integrada pela Vida: Trânsito Segurocaberá ao Detran realizar fiscalizações de trânsito em vias ou cruzamentos com grande incidência de sinistros de trânsito, com uso de sinalizações verticais móveis (cones); informar os locais de fiscalização ao Coordenador do Centro Integrado de Operações – CIOP, da Sesdec; elaborar relatório padrão, com os dados dos locais, horários e equipes empregadas, bem como sugestões de melhoria e manter a interlocução com o GISF/SESDEC.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social – CCOM