Portal Serviços Detran Rondônia  


Parceria entre Detran e Mapfre no Programa de Educação Viária é Vital forma cidadãos mais conscientes no trânsito

Projetos Educação Viária é Vital coloca Rondônia entre os dez melhores do Brasil

Depois de impactar mais de 100 mil educadores e mais de 4 milhões de alunos no Brasil, o Programa de Educação Viária é Vital, da Fundação Mapfre, chegou em Rondônia por meio do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia com a missão de treinar e formar educadores que estão multiplicando os conhecimentos nas instituições de ensino da rede pública e privada do Estado.

A parceria firmada em Brasília, em 2019 entre a diretora geral adjunta do Detran-Rondônia, Benedita Oliveira, e Renato Fernandes, diretor da Fundação Mapfre rendeu para Rondônia a capacitação de centenas de professores da rede pública e privada de ensino nos 52 municípios e de milhares de alunos do ensino infantil, fundamental e médio, onde o Estado de Rondônia teve cinco projetos classificados no referido ano, sob a coordenação da então Diretora Técnica de Educação de Trânsito, Claudiene Dias da Silva.

“Quando o Governador Coronel Marcos Rocha me nomeou como diretora geral adjunta no Detran Rondônia, ele me disse vamos trabalhar educação para o trânsito, temos que formar pessoas conscientes e temos feito isso e a Fundação Mapfre é um dos projetos”, afirmou Benedita Oliveira.

Por causa da pandemia da Covid-19 em 2020 a capacitação foi suspensa. Em 2021 a capacitação foi virtual, mas não deixou de atingir o seu objetivo e em 2022 o Programa Educação Viária é Vital, voltou a atender os critérios e uma metodologia única para o País, com formação de Educação a Distância – EAD, mas com apresentação do projeto de forma presencial que estimulam o desenvolvimento de projetos para o trânsito com a participação dos alunos e da própria comunidade.

A professora Claudiene Dias da Silva juntamente com Sandra da Silva Duarte são responsáveis por apresentar o Programa Educação Viária é Vital no Estado de Rondônia para os professores. O programa é realizado em duas etapas distintas, que tem como objetivo de realizar ações educativas e projetos voltados para o desenvolvimento de competências que sejam facilitadoras para as vidas de alunos, professores e comunidade em geral.

Neste ano mais de 300 professores participaram da capacitação e envolveu mais de quatro mil alunos na execução dos projetos, sendo que dois projetos de Rondônia ficaram entre os melhores 10 projetos do Brasil. O Centro Municipal de Educação Infantil Madre Tereza de Calcutá de Ariquemes com o projeto, Trânsito para vida: Dirigindo a caminho de um futuro melhor e seguro.

O outro projeto selecionado foi da Escola Municipal José de Souza Silva de Tarilândia, “Trânsito Vialândia” que foi desenvolvido por professores de educação Infantil pré I e II e Ensino Fundamental e tem como objetivo conscientizar os alunos e comunidade em prol de trânsito que seja menos agressivo ao meio ambiente.

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Alex Laborda
Secom – Governo de Rondônia