Minuto de silêncio em memória às vítimas de sinistros de trânsito é realizado pelo Detran nas ruas da Capital
Educadores de trânsito realizaram um minuto de silêncio em memórias às vítimas de trânsito
Na manhã desta sexta-feira, educadores do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia foram às ruas de Porto Velho para realizarem ação performática, em memória às centenas de vítimas de sinistros de trânsito.
A ação faz parte do plano de atividades desenvolvidas pela Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet, em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, que acontece no terceiro domingo do mês de novembro.
A equipe de educação de trânsito, vestida de preto, realizou o pit stop performático nas avenidas Carlos Gomes e Sete de Setembro, em Porto Velhol.
A atriz bonequeira, Vavá Castro, que participou da atividade, explica que a performance tem o objetivo de fazer com que os participantes do trânsito reflitam sobre as vítimas de sinistros de trânsito. “É um minuto de silêncio em memória às pessoas que perderam suas vidas no trânsito”.
Vavá destaca que, todos os dias, pessoas morrem no trânsito brasileiro. Segundo o Ministério da Saúde, o número de mortes no trânsito em 2021 foi de 31.468 pessoas.
“Todas as vidas são importantes, e não devemos pensar que as vítimas do trânsito são ‘os outros’, até porque nós somos ‘os outros’ de alguém. Se cada um de nós fizer a sua parte, com certeza teremos um trânsito mais seguro. Juntos salvamos vidas”, destacou a atriz.
Como parte das atividades alusivas ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, o Detran Rondônia também realiza blitz e ações com abordagens diretas às pessoas que frequentam bares e pontos de festas, conscientizando sobre a importância de respeitarem as leis de trânsito.
Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Vanessa Mota
Secom – Governo de Rondônia