Agentes de trânsito orientam pessoas em bares e lojas de conveniência com ação “Motorista Camarada”, em Porto Velho
Agentes da educação de trânsito, orientam à população quanto ao perigo de beber e dirigir na ação “Motorista Camarada”
Como parte das atividades educativas do Movimento Maio Amarelo, agentes do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia realizaram nesta semana em Porto Velho, mais uma ação “Motorista Camarada”.
O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, explicou que, conforme estabelecido no artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito – SNT. “Por isso estamos massificando nossas ações, que acontecem também em todos os municípios de Rondônia” – salientou.
Responsável pela ação, a Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet, reuniu 25 agentes nesta sexta-feira, divididos em duas equipes, que visitaram 12 estabelecimentos, entre barzinhos e lojas de conveniências do Centro e zona Leste da Capital, com o objetivo de orientar os condutores que estão ingerindo bebida alcoólica para definirem quem será o motorista da vez.
“Sugerimos aos grupos de amigos que abordamos, que caso não haja entre eles o “Motorista Camarada”, que optem por transportes alternativos” – disse o coordenador de uma das equipes de agentes, Januário Morais Gusmão.
Agentes de Educação de Trânsito, em abordagem indireta na ação “Motorista Camarada
“Também foram feitas orientações quanto à importância de respeitar as leis de trânsito com destaque aos prejuízos sociais e financeiros que dirigir embriagado pode causar, em caso de flagrante, entre eles o valor de R$ 2.934,70 de multa, perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação – CNH, suspensão imediata do direito de dirigir por 12 meses, e recolhimento do veículo, caso outro condutor habilitado e não alcoolizado não se apresente” – disse Januário.
Ao final da atividade, os coordenadores realizam a avaliação da ação. “Hoje, conseguimos abordar indiretamente 186 pessoas, onde utilizamos o palco do estabelecimento para falar a todos, do objetivo da nossa ação, e ainda realizamos 967 abordagens diretas, na qual conversamos com as pessoas em suas mesas. Alcançamos assim, a finalidade da atividade, que é prevenir acidentes orientando condutores a prática de comportamentos seguros no trânsito. “Juntos salvamos vidas” – disse Januário.
O diretor da Dtet, Ruymar Pereira de Lima, destaca que as ações educativas continuarão sendo realizadas em Porto Velho, no sábado (7) e domingo (8), com atividades durantes o dia no Programa Rondônia Cidadã, idealizado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social -Seas, e a noite com as ações do “Motorista Camarada”.
MAIO AMARELO
Criado em 2014, o Movimento Maio Amarelo, tem por objetivo envolver o Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil para debater a segurança viária.
O Detran Rondônia realiza ações de educação e fiscalização em todo Estado em decorrência do Movimento Maio Amarelo 2022, com diversas abordagens, como blitz educativas, caminhadas, debates, palestras, motociatas e carreatas, objetivando chamar a atenção da sociedade para uma reflexão sobre o trânsito.
Fonte
Texto: Jarlana Serra Davy
Fotos: Hagnes Chediak e Jarlana Serra Davy
Secom – Governo de Rondônia