Detran Rondônia orienta servidores quanto à saúde e prevenção contra o câncer de próstata
Detran Rondônia mobiliza servidores quanto os cuidados da saúde do homem para prevenir câncer de próstata
Com objetivo de estimular a população masculina sobre os cuidados com a saúde, o Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), pediu a participação dos servidores da Autarquia quanto ao movimento Novembro Azul, mês de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata.
“Com o fim do mês de outubro e das orientações do Outubro Rosa, a Coordenadoria de Qualidade (Cquali) inicia o mês com apoio ao movimento Novembro Azul, pois é importante alertar os servidores sobre os cuidados com a saúde do homem e o combate ao câncer de próstata”, destacou a coordenadora da Cquali, Claudiene Dias da Silva.
COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA
Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença.
É importante ressaltar que na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura, e por isso é tão importante o diagnóstico precoce. Sinais como dor óssea, dor ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen são sintomas da fase avançada da doença.
Detran orienta sobre o movimento Novembro Azul
Conforme informações de profissionais da área de Saúde, homens que possuem histórico familiar de câncer de próstata e negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer. A obesidade também é um fator de risco que deve ser considerado.
Homens com idade a partir dos 45 anos, com histórico da doença na família e negros, e a partir dos 50 anos sem estes históricos, devem consultar o urologista, mesmo que não apresentem os sintomas. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
Fonte Texto: Jarlana Serra Davy
Fotos: Ivi Fideles e Daniel Garcia
Secom – Governo de Rondônia