Detran Rondônia classificou dois projetos de Educação de Trânsito entre os 10 melhores do país
O Governo de Rondônia por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) acaba de conseguir um feito muito importante em nível de Brasil: a classificação de dois projetos de Educação de Trânsito no Programa de Educação Viária é Vital, da Fundação Mapfre. A conquista ocorreu na sexta-feira (29) em São Paulo, quando cinco projetos de Rondônia classificados na fase regional concorreram nacionalmente com projetos de outras federações.
Governador Marcos Rocha elogiou o Detran e os professores pela conquista e reafirmou que o caminho para um trânsito humanizado é a educação
Dois projetos desenvolvidos por professores do município de Ariquemes estão entre os 10 melhores do Brasil. O projeto Bipib, da professora Rosineide Barbosa da Silva, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Chapeuzinho Vermelho, em Ariquemes e o projeto Educação, Trânsito e Cidadania na Educação Infantil, da professora Elenice Piana, que trabalha no Centro Municipal de Educação Infantil Madre Tereza de Calcutá, também no município de Ariquemes.
A diretora adjunta do Detran, Benedita Oliveira, juntamente com os professores, tiveram a oportunidade de dar a notícia em primeira mão ao governador Marcos Rocha, que estava retornando de uma agenda de trabalho no estado do Maranhão e se encontraram no aeroporto de Brasília. No local, eles tiveram a oportunidade de explicar ao governador detalhes sobre o projeto e a importância da conquista para Rondônia, que está com dois projetos de Educação de Trânsito entre os 10 melhores do país.
O governador Marcos Rocha, que também é professor e sempre acreditou no poder da educação como ferramenta de transformação social, elogiou a conquista dos professores, que colocaram Rondônia em posição de destaque, com a qualificação de cinco projetos classificados na fase regional e dois entre os melhores do Brasil. O governador elogiou o desempenho do Detran, que buscou parceria da Fundação Mapfre e só este ano já qualificou mais de 200 professores no Estado de Rondônia. “Os frutos desse trabalho já começaram a surgir. O resultado esta aí para todo mundo ver, cinco projetos classificados na fase regional e dois em nível nacional, o caminho é este mesmo: investir na educação dos futuros condutores desse país, só assim teremos um trânsito mais humanizado e seguro para todos”, disse o governador Marcos Rocha.
A diretora adjunta, Benedita Oliveira que estava acompanhando os professores disse ao governador Marcos Rocha que Rondônia teve um ganho imensurável ao firmar parceria com a Fundação Mapfre. “Os programas da Fundação Mapfre no Brasil alcançam milhares de pessoas com ações em diversas áreas e segurança viária é uma delas. Foi nesta categoria que o Detran Rondônia conseguiu trazer esse benefício para o Estado e já no primeiro ano conseguimos esse feito maravilhoso”, disse Bendita Oliveira.
A diretora também fez um agradecimento especial ao diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, que nunca mediu esforços para que os projetos do Detran e em especial os ligados a Educação de Trânsito tivessem todo o apoio necessário para que fossem realizados da melhor maneira possível. Benedita Oliveira também agradeceu ao governador Marcos Rocha por acreditar na Educação. “Também não poderia ser diferente, o nosso governador é um professor, é um homem que acredita na educação como ferramenta de transformação social”, destacou e também ressaltou a parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na pessoa do secretário Suamy Lacerda que apoiou o projeto desde o início.
PROJETOS CLASSIFICADOS
O diretor geral do Detran, coronel Neil Gonzaga agradeceu o empenho de todos os professores para se qualificarem no Programa de Educação Viária é Vital, da Fundação Mapfre. “São mais de 200 educadores que concluíram o curso e estarão trabalhando como multiplicadores desse conhecimento em suas localidades, com certeza farão a diferença na vida de seus alunos e comunidade, como um todo”, enalteceu o diretor.
Aos professores que tiveram seus projetos classificados tanto na fase regional quanto na nacional, coronel Neil Gonzaga, disse que eles mostraram para o Brasil que Rondônia tem profissionais de educação tão bons quanto de outras regiões mais desenvolvidas do Brasil. “O trabalho, a dedicação de cada um fará parte da história desse Estado, seja na classificação do projeto, bem como no desenvolvimento desse trabalho junto a sua escola e comunidade, trabalho que irá refletir no trânsito daqui a alguns anos”, disse o coronel Gonzaga.
A professora Rosineide Barbosa da Silva, que trabalha na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Chapeuzinho Vermelho no município de Ariquemes e que desenvolveu o projeto – Bipib, explicou que o trabalho foi desenvolvido através de uma problemática que surgiu na escola e quando eu foi convidada pelo Detran Rondônia para fazer o curso da Fundação Mapfre, disse que aceitou e desenvolveu o projeto na escola pensando ser uma oportunidade única. “Ter ficado entre os cinco melhores na fase regional e entre os 10 melhores em nível nacional para mim isso não tem valor que pague. Foi muito bom ter participado”, comemorou a professora.
Ela também elogiou a iniciativa do Detran. “É louvável, eu acredito nos diretores do Detran, na pessoa do diretor geral coronel Neil Gonzaga e na pessoa da diretora adjunta, Benedita Oliveira, que trouxeram o curso pra nós em Rondônia. Essa iniciativa será refletida daqui a 15, 20 anos, pois os alunos que estão trabalhando o projeto hoje em sala de aula serão os futuros condutores desse país e com certeza teremos cidadãos conscientes no trânsito e com certeza vão saber dar valor a vida”, afirmou a educadora Rosineide Barbosa.
A outra professora que também teve o projeto classificado em nível de Brasil é Elenice Piana, que trabalha no Centro Municipal de Educação Infantil Madre Tereza de Calcutá de Ariquemes, que desenvolveu junto com os alunos o projeto Educação, Trânsito e Cidadania na Educação Infantil. Elenice explica que o projeto partiu da curiosidade dos alunos da escola. “Nós levamos aos alunos a problemática, conversando com eles sobre o que é o trânsito e surgiram vários caminhos. Fiquei muito feliz com o resultado, pois deu dobradinha em Ariquemes, isso faz com que valorizamos mais o nosso município”, enfatizou a professora Elenice Piana.
Fundação Mapfre
A Fundação Mapfre tem como objetivo promover ações relacionadas à segurança da população, com especial atenção à Segurança Viária. O Programa trabalha integrado às propostas curriculares das Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com atividades que se conectem a disciplinas e aulas de cada segmento.
A ideia é que alunos e professores envolvam-se em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação e convivência nos espaços públicos utilizados pelos alunos – desde os ambientes compartilhados na própria escola até na cidade como um todo.
Projetos Classificados em nível nacional
Professora: Rosineide Barbosa da Silva
Instituição: Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Chapeuzinho Vermelho.
Projeto: Bipib. Município:
Ariquemes, RO
Professora: Elenice Piana
Instituição: Centro Municipal de Educação Infantil Madre Tereza de Calcutá. Projeto:
Educação, Trânsito e Cidadania na Educação Infantil.
Município: Ariquemes, RO
Projetos Classificados em regional
Professora: Eliana Ferreira de Sousa
Instituição: Escola de Ensino Fundamental e Médio Costa Júnior. Projeto: Educação, Trânsito e Cidadania. Município:
Governador Jorge Teixeira, RO
Professor: Jociel Antônio Gonçalves
Instituição: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Artur da Costa Silva.
Projeto: Você faz parte do Trânsito.
Município: Alto Alegre dos Parecis, RO
Professora: Remilda Gonçalves Campista
Instituição: Educação Infantil Moranguinho Feliz.
Projeto: Trânsito e Cidadania tudo a ver.
Município: Cerejeiras, RO
Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom – Governo de Rondônia