Servidores e especialistas debatem trânsito em Encontro Pedagógico em Porto Velho
Em concorrida solenidade na manhã desta terça-feira (9), no Hotel Ecos, em Porto Velho, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) abriu seu Encontro Pedagógico de 2019, reunindo pouco mais de 100 servidores da autarquia de todo Estado, para discussão e estudo com especialistas da área, das novidades e das novas metodologias aplicadas no processo de educação de trânsito.

O diretor-geral do Detran fez uma saudação especial aos professores orientadores do Encontro Pedagógico, Josemar Amaral e Ordeli Savedra, para reafirmar o compromisso do Governo do Estado que, por orientação do governador Marcos Rocha, elegeu a Educação de Trânsito como prioridade da administração no âmbito da autarquia. Gonzaga acabou sendo homenageado pelo coronel Ronaldo Flores, comandante da Polícia Militar de Rondônia que, de mesmo entendimento asseverou que “a educação é o caminho para que o Estado e o País possam trilhar para progredir”, destacou.
DESTAQUE NACIONAL
Demonstrando satisfação com os resultados do projeto de Educação de Trânsito, o diretor-geral do Detran citou o desempenho da autarquia no Movimento Maio Amarelo, coordenado no Brasil pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, que destacou o Detran Rondônia, junto com os Detrans do Espírito Santo e Rio de Janeiro, em primeiro lugar, como a autarquia brasileira que mais ações produziu para divulgação da campanha, promovendo a educação e a conscientização por um trânsito mais humano e seguro para todos. Para ele, a conquista foi resultado do esforço de todos, em especial da diretora adjunta Benedita Oliveira, que se dedicou com afinco ao programa.
O professor Josemar Amaral destacou a importância da boa relação entre os diversos órgãos que trabalham com Educação de Trânsito, citando a necessária sequência das ações e procedimentos adotados no âmbito dos estados e municípios, de modo que essas atividades não sofram solução de continuidade, e consequentemente não prejudiquem o planejamento ou andamento das ações e projetos. Ele falou da educação nas escolas como estratégia para formação de uma cultura de trânsito legal e responsável, e da importância de se estimular ou suscitar ideias para criação de políticas públicas essenciais e dirigidas à educação de trânsito de médio e longo prazos, para que se tornem definitivas.
Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Eleni Caetano
Secom – Governo de Rondônia