DETRAN/RO participa da primeira conferência sobre trânsito seguro do TJ/RO em Ouro Preto D’Oeste
A conferência faz parte do projeto “Safety Driving” (condução segura) desenvolvido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Ouro Preto d’Oeste, e cujo objetivo consiste na integração de vários órgãos públicos e setores da sociedade civil em busca da educação no trânsito, agilidade processual e da plena conscientização e comprometimento daqueles que foram detidos/presos/respondem por crimes ao volante.
Duas vezes ao ano o juízo de Ouro Preto d’Oeste deverá realizar a “Conferência Trânsito Seguro”, que apesar de ser aberta ao público em geral, faz parte do rito processual daqueles que respondem processo judicial por crimes de trânsito, sendo obrigatória para esse público tendo em vista ser condicionante para a continuidade da suspensão condicional do processo, nos casos em que haver possibilidade de concessão do benefício judicial.
Nesta primeira conferência (11 à 13/12/2018), o DETRAN/RO foi convidado a realizar palestra sobre a “Operação Lei Seca”, a qual foi realizada no dia 12/12/2018 no Tribunal do Júri de Ouro Preto d’Oeste, e ministrada pelo servidor Sáimon Rio Nildo Flores, da Diretoria Técnica de Veículos, juntamente com o assessor da Diretoria Técnica de Fiscalização, Uíllian Pereira Ortega. Também houve o apoio da equipe de educação de trânsito da CIRETRAN local, que realizou a entrega de material educativo aos participantes do evento.
“A iniciativa da justiça é louvável, pois mostra que a necessidade de um trânsito mais seguro e harmonioso não deve ser só uma preocupação dos órgãos do sistema nacional de trânsito, mas sim todos os organismos públicos e principalmente da sociedade civil em geral”, pontuou Sáimon Rio. “Além disso o DETRAN/RO tem envidado esforços através de diversas ações desenvolvidas concomitantemente pelas diretorias de fiscalização e de educação de trânsito, somando-se ainda as parcerias que tem sido realizadas com outros órgãos e entidades do Estado com vistas a melhorar o transito em nossas vias urbanas”, concluiu o servidor.
A Diretoria Técnica de Fiscalização tem realizado blitzes da Operação Lei Seca todos os finais de semana nas principais cidades do Estado, tendo como principal objetivo o combate à embriaguez ao volante, que ainda, apesar da legislação mais rigorosa, continua causando acidentes de trânsito e ceifando vidas. “A redução no número de acidentes e mortes é fato, no entanto estes sinistros infelizmente não foram erradicadas, e é justamente por isso que nós estamos cada vez mais empenhados na realização de ações educativas e de fiscalizações de trânsito”, disse o assessor da Diretoria Técnica de Fiscalização.