Parceria do Detran com UNIR permite que universidade seja a 1º no Brasil a ofertar curso de pilotagem com certificação
Promover ideias e soluções eficientes não é uma tarefa fácil, mas é possível se houver força de vontade para mudar pequenas e grandes realidades, como no caso do Professor Mestre – Renato Pinto de Almeida Neto. Preocupado com o grande número de acidentes de trânsito que ocorriam em frente à Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no município de Guajará Mirim, o docente decidiu reverter a situação através da educação de trânsito e cursos de pilotagem.
Segundo dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito do Detran-RO (RENAEST) a frota de Guajará Mirim em sua maioria é composta por motocicletas e motonetas, somando 56,1%, resultando em eventos diários de colisões no município.
Com o agravante dessas ocorrências o professor decidiu procurar o advogado, jornalista especializado em duas rodas e instrutor de pilotagem André Garcia, autor do Projeto Motociclismo com Segurança, que conseguiu viabilizar um curso de instrutor em São Paulo. Durante o curso, surgiu a ideia de tornar o projeto matéria de extensão universitária no curso de Gestão Ambiental – nota 4 no MEC, parceria essa firmada pelo DACSA – Departamento Acadêmico de Ciências Sociais e Ambientais da UNIR – Universidade Federal de Rondônia. As aulas teóricas ficaram a serviço da servidora Edna Almeida – responsável de Educação de Trânsito da região e o Prof. Ademar Scheidt Jr., também da UNIR . E as aulas práticas com o Prof. Renato, que realiza o curso no bumbódromo de Guajará, já treinado parte dos mototaxistas da cidade, ademais da participação em eventos como o Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito, que contou com a presença de André Garcia, no último evento, que percorreu 7500 km de motocicleta, que além de Guajará-Mirim realizou ações em Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho.
Outrossim da parceria com a UNIR, o Projeto Motociclismo com Segurança que nasceu em 2012 e já atendeu centenas de instituições de ensino e empresas em SIPAT´s, também, em 2018 firmou parceria com Centro Paula Souza para levar o conteúdo de segurança viária em todas as ETEC´s e FATEC´s do Estado de São Paulo. Segundo André Garcia, o “objetivo é disseminar a cultura de segurança viária e mostrar que a motocicleta se bem utilizada cumpre seu papel dentro da mobilidade urbana” e conclui: “perigoso é a ação humana e não a motocicleta que democratizou o meio de transporte e só a educação pode alterar o terrível quadro de nosso trânsito.”
A parceria entre Detran e Universidade, direcionado pelo Projeto Motociclismo com Segurança, permite que a UNIR seja a primeira universidade no Brasil a ofertar curso de pilotagem com certificação, colaborando para redução da violência no trânsito e promoção de condutores mais responsáveis.
Coordenadoria de Comunicação