Detran-RO apresenta ferramenta interativa para espacialização de acidentes de trânsito
O Governo do Estado de Rondônia através da Coordenadoria do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito do Detran-RO (RENAEST) disponibilizou a ferramenta “Fusion Table” para o geoprocessamento dos acidentes de trânsito. Trata-se de tecnologia de computação eletrônica de dados geográficos que auxilia no monitoramento de registros de acidentes de trânsito em todo o Estado.
A iniciativa alinha-se com a política tecnológica do Detran juntamente com o programa estadual “Rondônia Segura”, que visa integrar os organismos de segurança pública em defesa da vida por meio da segurança viária.
Inicialmente, o mapeamento de acidentes de trânsito foi realizado nas interseções viárias da capital desde 2013, e hoje é possível acessar os dados de todos os municípios rondonienses graças à parceria do órgão com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC) por interveniência da Polícia Civil e Polícia Militar.
O resultado pode ser acompanhado em categorias como data, horário, vias, bairro, qual o fator contribuinte do acidente, as consequências, os tipos de acidente, veículo, as condições do tempo atmosférico, ausência de sinalização entre outras variáveis que permitem estudos avançados para mitigação das mortes e vítimas do tráfego viário.
Benefícios
O monitoramento subsidia o desenvolvimento de políticas públicas de redução de acidentes de trânsito, direcionando o investimento de recursos públicos em locais prioritários (ações de engenharia de trânsito), bem como ações pontuais por meio da inteligência geográfica (fiscalização e educação de trânsito).
Para o coordenador do Renaest, Iremar Lima, “o dispositivo abre um leque de possibilidades de trabalhar em cima dos problemas de trânsito, além de beneficiar a comunidade acadêmica com informações precisas, e também os gestores de órgãos municipais que desejam buscar melhorias em sua cidade”, garante.
O mapa está disponível a comunidade em geral no site oficial do Detran-RO em “Geoprocessamento de acidentes de trânsito em Rondônia”.
No site também está disponível os dados do anuário estatístico de acidentes de trânsito.
Bem como os acidentes de trânsito georreferenciado em Porto Velho no ano de 2017
Acesse as orientações para uso da ferramenta no seguinte link.
Coordenadoria de Comunicação – CCOM