Atividades educativas no mês de abril em Cacoal
Dia 10 e 11
A Ciretran de Cacoal realizou um pit stop em ônibus escolares nos bairros Paineiras e São Marcos a fim de orientar os alunos a respeito da segurança no transporte escolar e o uso dos equipamentos obrigatórios, assim como o cuidado que eles devem ter com estes equipamentos. Foram orientados aproximadamente 150 alunos durante a atividade desenvolvida pela equipe de educação de trânsito.
Dia 12
Foi realizada uma palestra no colégio Fundação Bradesco, com o objetivo de orientar os alunos sobre regras básicas do trânsito e fazer demonstração prática. Foram orientados 56 alunos, 1 turma pela manhã e 1 turma à tarde, durante a atividade desenvolvida pela equipe de educação de trânsito em parceria com a Semtran.
“Foi montado circuito para que as crianças pudessem conhecer na prática algumas placas de sinalização e como funciona o semáforo para veículos e pedestres. Desta forma o aprendizado é mais eficaz e os alunos se tornam os multiplicadores do conhecimento sobre trânsito, pois eles cobram atitudes corretas do pai, da mãe, enfim, dos adultos”, afirma Patrícia Lanes, responsável pela educação de trânsito na Ciretran de Cacoal.
Dia 13
Uma caravana educativa com o tema “Educação de Trânsito Itinerante” foi realizada em parceria entre o Detran, Semtran, Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e empresários de Cacoal, a fim de conscientizar a população a respeito da importância de cada cidadão na construção de um trânsito mais seguro. A caravana caminhou pelos bairros e distritos do município, que tem como meta percorrer todos os distritos.
Cerca de 220 pessoas, entre adultos e crianças, foram alcançadas com informações e dicas para tornar o trânsito mais seguro. Durante a brincadeira com a lona interativa, foram distribuídos brindes para as crianças participantes.
Dia 14
Outra palestra alusiva à Campanha da Fraternidade aconteceu no município como o tema “Fraternidade e superação da violência”. O objetivo foi sensibilizar o público no contexto do trânsito, visando à diminuição de acidentes no trânsito. Cerca 63 pessoas assistiram à palestra que foi ministrada na Igreja.
Dia 22
Ainda sobre Campanha da Fraternidade foi realizado uma palestra sobre “Fraternidade e superação da violência”. A servidora Sheila Serafim orientou o público a respeito da necessidade de mudança de comportamento no trânsito, para enfatizar esta preocupação foram citados os altos índices de morte de jovens, entre 20 e 24 anos, tendo como uma das principais causas os acidentes de trânsito por imprudência. Ao final, os ouvintes foram instigados a refletir sobre a responsabilidade de cada um, para tornar o trânsito menos violento. Foram orientados 348 jovens.
Coordenadoria de Comunicação – CCOM