Portal Serviços Detran Rondônia  


Agentes de trânsito mirins são formados em Ariquemes

O Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN formou em Ariquemes, grupos de agentes de trânsito mirim através da ação Mini Multa, que tem o objetivo de formar uma nova consciência no trânsito valorizando a vida.

Cerca de 500 pessoas prestigiaram o evento. O governador Daniel Pereira participou da solenidade e elogiou as ações educativas realizadas em todo Estado. Sobre o mini-multa destacou que a iniciativa visa orientar as crianças que já estão inseridas no trânsito e tem habilidades para chamar a atenção dos pais contra as infrações na condução de veículos.

O governador anunciou a construção de uma pista de testes veicular com a mini-cidade de trânsito para atuar na formação de condutores mais prudentes. Também enfatizou o trabalho de fiscalização, principalmente a Lei Seca, que tira de circulação pessoas que colocam em risco a vida de terceiros.

O diretor geral do Detran, Acassio Figueira, falou que o agente de trânsito de mirim é uma ação para promover um novo comportamento dos condutores, visando transformar o trânsito em mais humano e a favor da vida. Essa iniciativa tem importância social porque leva para dentro da família a discussão da temática “trânsito seguro”.

“Entendemos que as ações educativas atuam na formação do cidadão do futuro, como bons condutores, e no presente, as crianças são atentas e orientam os pais no cumprimento das normas de segurança de trânsito”, enfatizou.

Na terça-feira (8) foram formados 330 estudantes da Escola Municipal Venâncio Kottwitz, que passaram por capacitação pela equipe da Ciretran de Ariquemes. O treinamento incluiu a aprendizagem das principais regras e normas de trânsito.

Nesta quarta-feira (9) serão formados outros 240 estudantes da Escola Municipal Professor Levi Alves, também em Ariquemes. Além de receberem os kits e carteirinhas, os agentes mirins participaram dos solteios de bicicletas.

As formaturas acontecem no mês de maio, período em que a Organização das Nações Unidas – ONU, organiza em quase duzentos países o movimento MAIO AMARELO, como forma de chamar a atenção das autoridades e da sociedade civil sobre os altos índices de acidentes de trânsito com vitimas fatais.

Em Rondônia, o MAIO AMARELO tem adesão total do Governo de Rondônia, que através da Lei 3.808, de 18 de maio de 2016, define o mês dedicado à realização de ações de redução de acidentes de trânsito.

Coordenadoria de Comunicação – CCOM