Placa padrão Mercosul passa a valer a partir de setembro em todo o Brasil
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou no dia 8 desse mês a resolução nº 729 que aprova o início do uso das novas placas de uso comum nos países do Mercosul, bloco econômico no qual o Brasil é integrante.
A data passa valer a partir do dia 1º de setembro de 2018 para veículos com 1º emplacamento ou veículos que passarem por processo de transferência de município ou propriedade, terá que aderir a mudança após a data divulgada. Já os que já circulam com as placas de modelo anterior terão que realizar a troca até dezembro de 2023.
Mais segurança
Novos sistemas de segurança serão implementados na placa, como o uso de chip para rastreamento do veículo e código QR Code para facilitar a identificação de veículos roubados ou clonados que circulam nos países do Mercosul.
A nova placa também terá em sua composição a bandeira do Brasil e a bandeira do estado com brasão e nome do município, juntamente com as marcas d’agua semelhante às cédulas de dinheiro que tem como objetivo dificultar as falsificações e clonagens.
Preços
Os preços referentes às placas ainda não foram divulgados pelo Denatran, mas se sabe, por exemplo, que a resolução padroniza a produção de placas em todo território nacional, podendo assim ter uma baixa no custo.
Essas ações elimina a participação de “atravessadores” nos processos de modernização das placas, que irá contribuir ainda que as despesas fiquem mais acessíveis.
Coordenadoria de Comunicação – CCOM