Portal Serviços Detran Rondônia  


Novas regras para renovação da Carteira Nacional de Habilitação é revogada

Para examinar e discutir pautas relacionadas aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de todo o Brasil, foi criada uma entidade civil do órgão, a Associação Nacional de Detrans (AND), que é encarregada de congregar todos os departamentos, realizando estudo e soluções paras as questões relevantes que são relacionadas ao trânsito.

E no último encontro, realizado na terça-feira (13) desse mês, o Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), José de Albuquerque, participou da 60º edição e revogou da decisão do Ministério das Cidades, que passaria a vigorar no dia 5 de junho.

Entre as decisões estariam à participação dos condutores em cursos gratuitos para que as leis de trânsito fossem lembradas, com aulas de 50 minutos que poderiam ser feitas presencialmente ou à distância, além de uma prova teórica.

Também segundo as regras, os motoristas precisariam realizar duas balizas para obter a CNH. Atualmente é necessário fazer apenas uma. Já os exames de moto também passariam a ser obrigatoriamente realizadas apenas nas ruas.

Para o diretor a resolução seria inválida, pois “a decisão caberia apenas aos condutores e motociclistas que cometem infrações de trânsito, como dirigir embriagado ou aqueles que cometem uma série de imprudências. Logo, a exigência de provas ou cursos a cada renovação da CNH  não seria justa aos que possuem uma boa conduta nas vias”, garante.

 

Coordenadoria de Comunicação – CCOM