Pedagoga de DETRAN recebe grau de doutora em educação
A pedagoga Rosana Maria Matos Silva defendeu tese de Doutorado em Educação na Universidad Católica de Santa Fé (UCSF), em Santa Fé na Argentina. A agora doutora atua como coordenadora da Escola Pública de Trânsito (CEPTRAN), do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN). O tema de sua tese foi ‘Efetividade educativa das políticas públicas de educação de trânsito aplicadas na última década do ensino fundamental para a redução de acidentes sofridos por crianças na cidade de Porto Velho’.
O pressuposto da tese partiu inquietação sobre os índices de acidentes, sendo a principal causa de morte de crianças e adolescentes, superando até mesmo homicídios e qualquer outra causa de morte natural. A doutora Rosana Matos procurou compreender a efetividade das políticas públicas de Educação de Trânsito para a redução de acidentes sofridos por crianças de 6 a 14 anos.
A conclusão da tese aponta que a Educação de Trânsito pode contribuir na formação de comportamentos adequados de crianças e adolescentes, alterando também a médio e longo prazo o comportamento dos adultos. A pesquisa ainda considera que a Educação de Trânsito deve começar desde o ensino infantil e se estender até o ensino superior, tendo total envolvimento da escola, família e governos.
O diretor Técnico de Educação de Trânsito, Solano Ferreira, elogiou a tese e destacou a importância para o DETRAN de ter no quadro permanente a servidora com grau de doutora. “Profissional com esse nível eleva o padrão de qualidade e remete a orientação dos serviços para um olhar científico aplicando à realidade, contribuindo na construção de políticas públicas exeqüíveis”, considerou.
No quadro profissional da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (DTET) também possui Mestres e Especialistas. A direção quer incentivar a formação de grupos de estudos, produção cientifica e estimular para o ensino continuado.
Coordenadoria de Comunicação Social