Servidores são orientados sobre câncer da próstata
A Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (DTET) realizou na manhã desta quinta-feira (30), evento de conscientização sobre o Novembro Azul, mês de orientação e alerta sobre a prevenção do câncer da próstata. A ação chamou a atenção para os cuidados com a saúde masculina e a importância de detectar a doença para aumentar as possibilidades de cura.
Os servidores da unidade ouviram palestra e coletaram amostras de sangue para o exame PSA (Antígeno Prostático Específico) que serve para detectar alteração da próstata. O exame será feito gratuitamente pelo instituto Nacional de Apoio a Vida (INVIDA) que está realizando a campanha educativa.
O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), José de Albuquerque Cavalcante, esteve na abertura do evento e destacou a importância de incentivar os servidores para a avaliação. “É preciso quebrar o preconceito porque a prevenção proporcionar vencer a doença antes de agravar, tendo grandes chances de cura”, alertou.
O servidor Carlos André de Souza apresentou a palestra ‘Ser feliz ou ter razão?’ Onde falou da autorresponsabilidade, valores e escolhas. Na abordagem do tema esclareceu que as decisões pessoais afetam o grupo coletivo, principalmente a família que mais sofre impacto das decisões erradas ou tardias.
O diretor Técnico de Educação de Trânsito, Solano Ferreira, elogiou a iniciativa e destacou o comprometimento das mulheres da DTET, que organizaram o evento demonstranto interesse no bem estar dos colegas de trabalho.
Os servidores Maulucio Emídio, Bruno Eduardo e Laudeline Gama apresentam uma esquete teatral de comédia com mensagem para quebra de preconceito quanto aos exames preventivos.
Coordenadoria de Comunicação – CCOM