Detran-RO realiza o encerramento da IV edição do Projeto Carta Mural
Na manhã desta sexta-feira (17), o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia por meio da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito realizou o encerramento do Projeto Transversalidade, realizado através do Programa de Incentivo a Leitura e Produção Textual – Livro Carta Mural. A solenidade aconteceu na Escola Estadual Major Guapindaia, na capital.
O projeto idealizado e coordenado pelo professor Abel Sidney é realizado pelo DETRAN, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) através da Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Neste ano de 2017 atendeu 10 mil pessoas entre alunos, gestores, técnicos pedagógicos e professores de 26 escolas da rede pública estadual.
“Para nós do Detran a maior premiação é ver o comprometimento dos alunos e professores em busca de um trânsito mais seguro. Através do projeto temos pessoas dentro da sociedade conscientes na mudança de comportamento”, ressalta o Diretor Técnico de Educação de Trânsito, Solano Ferreira.
O Carta Mural é um conjunto de materiais e estratégias de natureza lúdica, literária e pedagógica para o incentivo à leitura e produção textual nas escolas, estimulando a reflexão e a manifestação do pensamento, seja oralmente ou por meio da escrita.
Durante sua fala o Diretor Geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante, falou da importância do incentivo a leitura e da necessidade de inserir a educação de trânsito no dia a dia dos estudantes.“Quero prestar homenagem aos professores que tornam possível o desenvolvimento deste projeto. A leitura permite que os alunos sejam destaques na sociedade e atores na transformação do trânsito”, finaliza.
A estudante e vencedora do 9º ano da Escola Dom Pedro I, Illana Geovanna, recebeu incentivo da professora e relata a experiência. “Foi muito gratificante participar porque não é todo dia que temos uma oportunidade como essa. Todos do Detran-RO estão de parabéns. Agradeço a minha professora Andreia, que me ajudou a desenvolver um belo trabalho”, conclui.
Para o próximo ano a meta do DETRAN é ampliar o Projeto Transversalidade levando através de convênio de parcerias com municípios para atender novas demandas de público.
Estiveram presente no evento professores, diretores, pais e familiares dos alunos, o Tenente-Coronel Alexandre de Lima, da Companhia Independente de Trânsito da Polícia Militar e a professora Marilu, representante da Coordenadoria Regional de Educação.
Coordenadoria de Comunicação – CCOM