Servidores do Detran-RO e agentes fiscalizadores de trânsito participam de treinamento de fiscalização de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN-RO), por meio da Diretoria Técnica de Operações (DTO) com o apoio da Coordenadoria da Qualidade (CQUALI), realizou na sexta-feira e no sábado (22 e 23) em Jaru um treinamento de capacitação na regional de fiscalização de trânsito.

O objetivo do treinamento foi atualizar os servidores e policiais militares que trabalham nas atividades de fiscalização de trânsito, especialmente na Operação Lei Seca.

No primeiro dia de treinamento uma equipe da Polícia Rodoviária Federal, direcionada pelos Policiais Gibison II e Benedetti explicou sobre a utilização do etilômetro (mais conhecido como bafômetro), seguida da palestra do Delegado de Polícia, Dr Salomão de Matos, que abordou sobre a prisão em flagrante por embriaguez ao volante, e por fim a Drª Sônia que tratou sobre a caracterização da alteração da capacidade psicomotora, que é muito importante nos casos de recusa em se fazer o teste do etilômetro.

No sábado, o Diretor Técnico de Operações do Detran, Hugo Correia, palestrou sobre preenchimento de Auto de Infração de Trânsito (AIT), Termo de Adoção de Medida Administrativa (TAMA) e Termo de Constatação (TC), seguida de outra instrução sobre a Dinâmica da Operação Lei Seca e finalizou  a parte teórica com orientações administrativas sobre a realização dos trabalhos de fiscalização de trânsito. À noite todos participam de uma blitz da Operação Lei Seca na Regional de Jaru.

“A ideia de percorrermos o interior do Estado é atualizar nossos servidores sobre as mais recentes mudanças da legislação e de demais normas de trânsito emitidas pelo CONTRAN, DENANTRAN e as próprias orientações emanadas pelo DETRAN/RO. Assim a gente consegue um padrão, de modo que o cidadão fiscalizado em Porto Velho terá o mesmo tratamento que os cidadãos fiscalizados em Jaru, por exemplo”, justifica Hugo Correia.

IMG-20170925-WA0069

IMG-20170925-WA0061