Portal Serviços Detran Rondônia  


Encerramento da Semana Nacional de Trânsito conta com resgate aéreo e passeio motociclístico

A Semana Nacional de Trânsito foi realizada com sucesso em Rondônia, avaliou o diretor Técnico de Educação de Trânsito, Solano Ferreira, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). As ações foram realizadas em todos os municípios tendo o tema ‘Minha escolha faz a diferença’, em alusão à mudança de comportamento na forma de condução.

Segundo Ferreira, atualmente o condutor apresenta ‘comportamento de risco’ e precisa ser mudando para ‘comportamento harmonioso’ no sentido de preservar vidas no trânsito. Para isso o Detran atua em várias frentes educativas, desde a primeira infância até o público adulto.

Durante a semana foram realizadas ações educativas com uso de técnicas lúdicas e pedagógicas em escolas públicas. Durante as atividades foram distribuídos materiais de divulgação de boas condutas no trânsito, além de sorteios de brindes.

O diretor também destacou as diversas ações realizadas pelas equipes educativas das Ciretrans e Postos Avançados do Detran em todos municípios e principais distritos. “Foi um grande comprometimento dos servidores no sentido de levar boas mensagens e orientações à população pela paz no trânsito”, explicou.

O coordenador de educação, Roniclei Pires, explicou que para o público condutor de veículos foram realizadas palestras em empresas e faculdades. As equipes educativas também atuaram com blitz educativas em vias de alto fluxo, orientando motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Em Porto Velho, no encerramento das atividades da Semana Nacional de Trânsito as ações foram concentradas no Espaço Alternativo, na tarde do último sábado (23). Neste local tiveram ações para crianças no Espaço Kids, atividades recreativas, sorteios de brindes, e abordagens à pedestres.

No final aconteceu um passeio motociclístico organizado pelo Abutres Moto Clube, e uma simulação de resgate aéreo de vítima de alta complexidade, com utilização de helicóptero. Esta demonstração foi feita pelo Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

A realização da Semana Nacional de Trânsito foi do DETRAN, tendo como parceiros: SESDEC, Policia Militar, SEDUC, SEMED, SEMTRAN, Mastter e Rodão Motos/Honda, Dydyo, e Abutres Moto Clube.

IMG-20170925-WA0003

IMG-20170925-WA0006

IMG-20170925-WA0011

Coordenadoria de Comunicação – CCOM