Portal Serviços Detran Rondônia  


DETRAN E PARCEIROS REALIZAM SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

A Semana Nacional de Trânsito comemorada há mais de 20 anos em todo o país, será realizada entre os dias 18 a 25 de setembro, com um tema relacionado ao trabalho de prevenção de acidentes e educação para o trânsito. Para este ano, o tema: “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, tem como principal objetivo lembrar que o trânsito é responsabilidade de todos.

O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, órgão vinculado ao Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, definiu por meio da Resolução 654, de 2017, todas as mensagens e os cronogramas das campanhas de 2017, e são elas: “Escolha viver. Decida pelo trânsito seguro”; “Pela família. Escolha o trânsito seguro”; e “Pela vida. Escolha o trânsito seguro”.

“Em Rondônia temos três focos preocupantes que são: os altos índices de acidentes envolvendo motociclistas, embriaguez ao volante e o uso de celular por condutores”, explicou o diretor Técnico de Educação de Trânsito, Solano Ferreira, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O diretor Geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante, destacou a importância de educar para mudar o comportamento dos condutores. “O governador Confúcio Moura tem se preocupado com os números de acidentes que geram impactos principalmente à saúde pública e às famílias”, disse o diretor.

Todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) estão com programações marcadas para a Semana Nacional de Trânsito visando propagar as mensagens de alertas e orientar os cidadãos pelo trânsito seguro.

As principais atividades serão: blitz educativas em pontos estratégicos, palestras com estudantes e condutores de motocicletas, e distribuição de material de divulgação de condução segura.

Em Porto Velho haverá cursos de pilotagem segura para motociclistas com técnicos da Mastter/Rodao/Honda em parceria com o Detran. Outros parceiros na Capital são a Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Clube Abutres, Secretarias SESDEC, SEDUC, SEMED, SEMTRAN e Sincor.

Coordenadoria de Comunicação – CCOM