Portal Serviços Detran Rondônia  


DETRAN-RO inicia processo de implantação de simuladores veiculares

Está em processo de implantação e instalação a primeira estação de simulação de direção veicular do Estado de Rondônia. O equipamento encontra-se em procedimento de interligação com o sistema de tecnologia do DETRAN-RO e a previsão é que em setembro todas as unidades já estejam em pleno funcionamento.

O serviço é voltado apenas para a primeira habilitação na categoria B e garante diversos benefícios para os Centros de Formação de Condutores, autoescolas e a comunidade em geral. As aulas em simulador são obrigatórios conforme

De acordo com Solange Barros, presidente do Sindicato das Autoescolas e Centro de Formação de Condutores de Rondônia essa medida ajudará os Centros de Formação a reduzirem custos, pois os alunos de condução primeiro farão aulas em simuladores para depois entrarem nas aulas práticas com veículos automotores, reduzindo custos de depreciação aos veículos autoescolas.

O procedimento para o usuário passa a ser da seguinte forma: o aluno ao se matricular na autoescola finaliza a etapa teórica e então começa as aulas no simulador e após isso inicia as aulas no veículo. O equipamento pontua as falhas cometidas pelo aluno sendo mais eficiente do que as aulas visuais.

O benefício gerado para o cidadão é o conhecimento das condições adversas. “O aluno vai estar preparado para dirigir em todo o Brasil. Ele será submetido a dirigir durante a chuva, na neve, com animais na pista e várias outras situações climáticas e geográficas que a nossa região não possui. Isso vai trazer bastante aperfeiçoamento ao aluno que estará apto a conduzir veículos em qualquer região e qualquer situação”, destacou Solange.

Os equipamentos simuladores serão instalados em todo o Estado. Os municípios de Pimenta Bueno, Ji-Paraná e Cerejeiras já receberam o equipamento e também já estão instalando. Em Rondônia serão instaladas aproximadamente 50 unidades.

O Diretor Técnico de Habilitação e Medicina de Trânsito do Detran, Acássio Figueira, explica que o prazo para a instalação completa é de 40 dias. “Estamos no período de interligar o sistema com a base estadual e a federal em Brasília, essa comunicação está em andamento e a nossa equipe técnica já está trabalhando nisso”.

SIMULADOR DETRAN-RO 2

SIMULADOR DETRAN-RO 3 (2)

SIMULADOR DETRAN-RO

Coordenadoria de Comunicação – CCOM