Alunos participantes do Projeto Anjos do Trânsito visitam Companhia de Trânsito
Dando continuidade ao Projeto Anjos do Trânsito, os alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar visitaram na quarta-feira (02) a Companhia de Trânsito de Porto Velho. O projeto educativo é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) desenvolvido com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e tem como objetivo promover a formação de jovens para o exercício da cidadania participativa e para a adoção de comportamentos seguros no trânsito.
O Projeto conta com carga horária de 90 horas de aulas presenciais, onde expõe temáticas sobre a realidade do trânsito, apresenta noções de primeiros socorros, direção defensiva, proteção e respeito ao meio ambiente, relações interpessoais, mecânica, funcionamento dos veículos de duas ou mais rodas e legislação de trânsito.
O Comandante Geral Coronel PM Ênedy Dias de Araújo esteve presente e recepcionou os alunos. Logo depois o Capitão Garibaldi iniciou sua palestra, dando foco à fiscalização de trânsito e explicando aos presentes a parte operacional da Companhia de Trânsito.
“Visualizamos que a geração atual passa por muitos problemas, influência da cultura e da época. Isso acaba se refletindo no trânsito e a nossa esperança é que com o trabalho de educação a médio ou longo prazo tenhamos futuros condutores diferentes dos atuais, ou seja, mais conscientes e responsáveis”, comentou o Capital Garibaldi.
Segundo o coordenador do curso, Carlos André, o objetivo principal do projeto é a conscientização dos alunos, promovendo uma visão diferenciada do trânsito. “O curso tem uma carga horária extensa e com essas atividades extraclasses os alunos podem ver na prática o que se aprende em sala de aula. Hoje eles entenderam a dinâmica do policiamento e da fiscalização”, explicou.
Para a estudante Iara Rodrigues, do 2º ano do ensino médio, o curso lhe forneceu novos conhecimentos. “Quando saio de casa tenho uma visão diferente do trânsito e mesmo não dirigindo ainda coloco em prática algumas coisas que aprendi no curso, como a responsabilidade e a interpretação das sinalizações de trânsito”. Ela ressalta que ajuda os pais no trânsito, levando o aprendizado da sala de aula para casa.
Coordenadoria de Comunicação Social – CCOM