Portal Serviços Detran Rondônia  


Alunos participantes do Projeto Anjos do Trânsito visitam Companhia de Trânsito

Dando continuidade ao Projeto Anjos do Trânsito, os alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar visitaram na quarta-feira (02) a Companhia de Trânsito de Porto Velho. O projeto educativo é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) desenvolvido com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e tem como objetivo promover a formação de jovens para o exercício da cidadania participativa e para a adoção de comportamentos seguros no trânsito.

O Projeto conta com carga horária de 90 horas de aulas presenciais, onde expõe temáticas sobre a realidade do trânsito, apresenta noções de primeiros socorros, direção defensiva, proteção e respeito ao meio ambiente, relações interpessoais, mecânica, funcionamento dos veículos de duas ou mais rodas e legislação de trânsito.

O Comandante Geral Coronel PM Ênedy Dias de Araújo esteve presente e recepcionou os alunos. Logo depois o Capitão Garibaldi iniciou sua palestra, dando foco à fiscalização de trânsito e explicando aos presentes a parte operacional da Companhia de Trânsito.

“Visualizamos que a geração atual passa por muitos problemas, influência da cultura e da época. Isso acaba se refletindo no trânsito e a nossa esperança é que com o trabalho de educação a médio ou longo prazo tenhamos futuros condutores diferentes dos atuais, ou seja, mais conscientes e responsáveis”, comentou o Capital Garibaldi.

Segundo o coordenador do curso, Carlos André, o objetivo principal do projeto é a conscientização dos alunos, promovendo uma visão diferenciada do trânsito. “O curso tem uma carga horária extensa e com essas atividades extraclasses os alunos podem ver na prática o que se aprende em sala de aula. Hoje eles entenderam a dinâmica do policiamento e da fiscalização”, explicou.

Para a estudante Iara Rodrigues, do 2º ano do ensino médio, o curso lhe forneceu novos conhecimentos. “Quando saio de casa tenho uma visão diferente do trânsito e mesmo não dirigindo ainda coloco em prática algumas coisas que aprendi no curso, como a responsabilidade e a interpretação das sinalizações de trânsito”. Ela ressalta que ajuda os pais no trânsito, levando o aprendizado da sala de aula para casa.

 

IMG_8813

IMG_8799

 

Coordenadoria de Comunicação Social – CCOM