Guardas Mirins de Buritis capacitados como agentes voluntários de trânsito
A Guarda Mirim (GM) de Buritis está capacitada para atuar como agentes de trânsito mirins, através de uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Militar e Prefeitura do Município. Os GMs estarão atuando em ações educativas contribuindo com a propagação de uma nova consciência no transito, focada na preservação de vidas.
Na última sexta-feira (30) aconteceu a formatura dos 42 agentes mirins de trânsito que passaram por um treinamento de 72 horas, durante 60 dias. A capitã GM Mônica destacou que o curso muito bom, pois acrescentou conhecimento que não tinham, e puderam compreender a complexidade de tráfego. “Vamos colocar em prática em nossas vidas, servindo de exemplo para a sociedade”, afirmou.
A chefe da Ciretran, Silvana Cristiana dos Santos, falou que esse projeto foi desenvolvido pela equipe de educação de trânsito, e contou com apoio de diversos parceiros na execução. “Nossa equipe buscou compor uma capacitação ampla para que esses adolescentes possam ser difusores das boas atitudes no trânsito”, explicou.
O coordenador da GM, sargento PM Maia, explicou que os adolescentes estão prontos para auxiliarem em ações educativas, além de que, serão excelentes condutores no trânsito quando chegarem à idade de dirigirem veículos. “Além dos conhecimentos técnicos são capacitados também na ética, moral e boa disciplina”, justificou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador João Orlando, destacou a importância de envolver os adolescentes em ações que contribuem com o desenvolvimento humano e social. O vereador aproveitou o evento para anunciar a aprovação da Lei que cria o cargo de Agente de Trânsito do Município, uma vez que, a Prefeitura de Buritis aderiu à municipalização do trânsito.
A diretora de educação de trânsito do Detran, Gildete Miranda, enfatizou que a redução de acidentes é uma ação de governo, determinada pelo governador Confúcio Moura, envolvendo todos os setores do Estado que tem relação direta ou indireta com o trânsito. Elogiou o comprometimento dos parceiros e dos pais que permitiram aos filhos o engajamento na Guarda Mirim. “Esse projeto abrange toda a comunidade e com certeza dará bons resultados”, afirmou.
Coordenadoria de Comunicação Social