Municípios conhecem proposta de municipalização do Trânsito

Em reunião com gestores de municípios da região do Vale do Jamari, o diretor geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Coelho Vicenzi, discutiu sobre a proposta de municipalização do trânsito e divulgou o XVI Prêmio DENATRAN que deve fomentar atitudes positivas no trânsito. O diretor também visitou a sede da Ciretran de Ariquemes, município que sediou a reunião.

A proposta é integrar as cidades que aderirem à municipalização com o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), para que as cidades tenham autonomia para gerir a situação do trânsito com a responsabilidade sobre a circulação de veículos e pedestres nas vias rurais e urbanas, através de operações, fiscalizações, e ações educativas.

Outro assunto apresentado na reunião foi a divulgada das normas do XVI Prêmio DENATRAN que deve fomentar atitudes positivas no trânsito, com premiação que varia entre R$ 5 e R$ 30 mil reais, divididos em 12 categorias. O regulamento está disponível no site www.denatran.gov.br/municipios/orgaosmunicipais.asp

A reunião contou com a presença de representantes das prefeituras de Ariquemes, Cujubim, Buritis e Campo Novo. O diretor geral do Detan-RO, José de Albuquerque Cavalcante, explicou que o interesse do Estado é ampliar as parcerias com os municípios e a municipalização é critério para o Detran oferecer mais apoio. “O governador Confúcio Moura determinou que fosse agilizada as municipalizações e a equipe do Detran está a disposição para auxiliar os municípios interessados a compor seus planos de gestão do trânsito”, explicou.

Nesta quinta-feira, 8, a reunião do Denatran com gestores municipais será na Câmara Municipal de Ji-Paraná com representantes de prefeituras dos municípios das regiões Central, Cone Sul, Zona da Mata, Vale do Guaporé, Bacia Leiteira e Café.

IMG-20170608-WA0000 IMG-20170608-WA0002 IMG-20170608-WA0004 IMG-20170608-WA0007