GESTORES DA REGIÃO CENTRAL CONHECEM PROPOSTA DE MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO

O diretor geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Coelho Vicenzi, reuniu com gestores de trânsito de municípios da região Central , momento em que apresentou e discutiu sobre a municipalização do trânsito. A reunião aconteceu em Ji-Paraná e teve a participação de gestores de Jaru, Rolim de Moura, Espigão do Oeste e Ouro Preto do Oeste.

Apenas oito municípios do Estado aderiram à municipalização. O objetivo da reunião foi de mostrar as vantagens econômicas e administrativas para que outros gestores possam também aderir ao Sistema Nacional de Trânsito. Atualmente as ações de trânsito em Rondônia estão na responsabilidade dos órgãos estaduais, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Polícia Militar. Com a implantação de órgãos próprios os municípios podem gerir os próprios recursos e realizar melhorias no trânsito local, uma vez que 95% dos recursos arrecadados em fiscalizações são destinadas ao município que arrecada.

Vicenzi conheceu a gestão da autarquia de trânsito de Ji-Paraná e elogiou como sendo “bom exemplo a ser seguido pelos gestores municipais que ainda não assumiram a responsabilidade pelo planejamento, fiscalização e educação do trânsito local”, ressaltou.

O vice-prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto, considerou a visita importante para mostrar como o município está cuidando do trânsito e conhecer outras alternativas através de parcerias com o Estado e com o Denatran.

O diretor de Habilitação do Detran Rondônia, Acássio Figueira, falou aos gestores presentes na reunião que o governador Confúcio Moura tem interesse em agilizar as municipalizações para maior agilidade e controle das ações. “A melhor forma de fazer um trânsito mais ajustado com a realidade local é com a municipalização”, explicou o diretor.

A reunião também serviu para divulgar o Prêmio Denatran para iniciativas inovadores com premiação em dinheiro variam de R$ 5 mil a 30 mil reais, divididos em 12 categorias. As inscrições para o Prêmio estarão disponíveis a partir do dia 20 de junho. O edital com as categorias do concurso e as instruções para a participação estão disponíveis no site do Denatran, no link: http://www.denatran.gov.br/premio/premio.htm.

IMG-20170609-WA0000 IMG-20170609-WA0001 IMG-20170609-WA0002