Portal Serviços Detran Rondônia  


NOA simula resgate de vítima de trânsito

Como atividade do Movimento Maio Amarelo, o Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), realizou uma simulação de resgate aéreo de vítima de trânsito. O local escolhido foi o Espaço Alternativo, onde há grande concentração de pessoas nos domingos à tarde. O NOA utilizou um helicóptero para fazer a demonstração de salvamento.

O capitão médico socorrista Marcos Berti, que atua no NOA, disse que “Rondônia está na vanguarda desse tipo de salvamento, com equipamentos de ponta e equipes treinadas e atualizadas nesse tipo de procedimentos”. O evento foi para demonstrar os recursos de socorro existentes no estado, a complexidade desse tipo de salvamento e o alto custo que acidentes de trânsito geram ao Estado.

A coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Ana Valéria, disse que o evento foi impactante e conseguiu chamar a atenção da população presente, para compreender a complexidade ao poder público causada por acidentes. “Precisamos conscientizar a sociedade de que, somente haverá trânsito seguro se todos respeitarem as regras e normas. E que a imprudência coloca todos, indiscriminadamente, em risco de perder a vida ou sofrer mutilação,” destacou.

Conforme o diretor geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante, através de ações educativas e de fiscalizações, Rondônia conseguiu reduzir consideravelmente os índices de acidentes, mas ainda são muitas as ocorrências que geram gastos que impactam o setor de saúde pública. “Somente com a mudança de comportamento dos condutores é que teremos um trânsito mais seguro e mais humanizado”, destacou.

3

1

2

Coordenadoria de Comunicação Social