Portal Serviços Detran Rondônia  


Detran-RO atualiza procedimentos para habilitação

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está atualizando o Manual de Procedimentos das Comissões Examinadoras para contextualizar as regras de exames de habilitação, com previsão de entrar em vigor em agosto próximo.

O novo manual atenderá a legislação de trânsito em vigor, e se adequa às tecnologias que garantirão maior segurança nos testes. O diretor do DHMED, Acassio Figueira, explicou que os examinadores estarão utilizando tablets e as pontuações dos testes práticos serão emitidas por um sistema eletrônico. “Será o fim das anotações manuais em pranchetas e das pontuações pelo visual do examinador”, explicou.

Durante o Encontro de Examinadores realizado  dias 11 e 12 deste mês de maio, em Ji-Paraná, foi apresentada a minuta do manual e os examinadores contribuíram com opiniões e sugestões.O tenente PM Everaldo, especialista em trânsito, palestrou sobre Legislação de trânsito aplicada ao formulário de exames práticos. Expôs sobre a interpretação e aplicação da legislação atual e coordenou os trabalhos de grupo com apontamentos de sugestões.

O Controlador Regional de Trânsito, André Henrique, destacou a importância de lançar o novo Manual de Procedimentos para que os examinadores possam ter regras claras e bem definidas de acordo com a legislação.

Além dos testes com acompanhamento e pontuação eletrônica, o Detran também está implantado as novas formas de capacitação de condutores, com identificação biométrica nas aulas teóricas, novo banco de questões de provas, e maior controle na formação de condutores visando o trânsito mais seguro e humanizado.

Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) terão prazos para se adequarem e capacitarem os novos condutores dentro das especificações.

IMG-20170511-WA0052 IMG-20170511-WA0053 IMG-20170511-WA0054 IMG-20170511-WA0055 IMG-20170511-WA0056 IMG-20170511-WA0057