Portal Serviços Detran Rondônia  


DETRAN E CFCs DEBATEM MELHORIAS PARA FORMAÇÃO DE CONDUTORES

Durante o IV Encontro dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), realizado dias 12 e 13 de maio, em Ji-Paraná, o assunto principal discutido foi a melhoria na formação dos condutores de veículos e motocicletas. O evento teve palestras direcionadas para a tendência nacional de redução de acidentes de trânsito, incluindo novas práticas didáticas e metodológicas para elevar o nível de qualificação dos condutores.

O palestrante Rodrigo Ramalho mostrou dados sobre os altos índices de acidentes e provocou sobre a responsabilidade dos formadores na qualidade dos condutores inseridos no trânsito. Para ele, o momento é propicio para implementar mais rigor nos ensinos e práticas visando formar uma nova geração de motoristas e motociclistas mais responsáveis no trânsito. Ramalho é consultor de Inteligência Emocional no Trânsito e Segurança Viária da Federação Nacional de Associações de DETRANs, e professor de cursos especiais de comportamento humano no trânsito da Escola Pública de Trânsito da EPT-Detran/BA.

Outro palestrante, Rivadávia Braga Filho, especialista em análise de risco de crédito e consultor do SEBRAE, falou sobre a Formação de Preço de Venda – A Importância de analisar os custos para definir tabela de preço com foco na obtenção de lucro. Ele destacou a importância dos CFCs  observarem os custos, considerando que a concorrência desleal prejudica a rentabilidade, gerando consequências econômicas aos estabelecimentos.

O diretor do DHMET, Acássio Figueria, explicou que o Detan-RO buscar maior aproximação com os CFCs para que juntos construam um novo modelo de formação que possa aliar qualidade de condutores e mais eficiência aos CFCs.

O diretor geral do Detran-RO, José de Albuquerque Cavalcante, destacou os investimentos em tecnologias que estão tornando os serviços mais rápidos e mais seguros. “Rondônia é um dos estados mais ágeis na emissão de documentos de veículos e de Carteiras Nacional de Habilitação”, informou.

A presidente do Sindicatos dos Centros de Formação de Condutores de Rondônia, Solange Barros Ribeiro, considera o atual relacionamento do Detran com os CFCs como determinante para implantar novos modelos e formatos de trabalho que resultem em eficiência e garantias às empresas credenciadas.

O senador Acir Gurgacz, que participou da abertura do evento, garantiu acompanhar e discutir a legislação para que sejam aprovadas Leis que possam contemplar os interesses dos Detrans e CFCs, e ao mesmo tempo serem importantes e uteis também aos usuários.

Ainda em Ji-Paraná, dias 11 e 12 de maio, aconteceu o Encontro Estadual de Examinadores de testes práticos e teóricos com o mesmo objetivo de melhorar a qualidade de condutores que são habilitados para o trânsito.

IMG-20170515-WA0004