TECNOLOGIAS DO DETRAN RONDÔNIA É DESTAQUE EM CONGRESSO

IMG-20170426-WA0002

O diretor geral do Detran-RO, José de Albuquerque Cavalcante, participa como moderador de mesa temática no 2º Congresso Brasileiro de Associação Nacional dos DETRANs, dias 26 e 27 correntes, em Salvador, Bahia. Com o tema “Tecnologia na área de trânsito e cidades do futuro”, o debate inclui prefeituras, organizações não governamentais e empresários do setor, na busca de soluções para melhorar os sistemas de trânsito no país. A escolha se deu porque o Dentran-RO implantou novo sistema considerado um dos mais dinâmicos do país.

Albuquerque será moderador na Mesa I com o tema “Tecnologia na formação dos condutores: ferramentas de ensino e qualificação”, tendo como participantes Camila Dantas (UEG), Roberta Mantovani (ONSV), Charles Ribeiro (Detran-PE), Renata Herane (Anfasp). Em sua exposição, o diretor do Detran-RO falará da importância do uso de tecnologias para melhorar o padrão da formação de condutores, dando destaque à segurança das provas, e como sugestão apresentará a proposta de criar integração dos Detrans para aperfeiçoamento tecnológico. “Sentimos a necessidade de maior integração dos DETRANs no aperfeiçoamento tecnológico, e para tanto, propomos a criação de um comitê gestor de TI, com a finalidade de planejar, integrar e desenvolver tecnologias, visando, em última análise, a melhor prestação dos serviços aos usuários”, explicou.

IMG-20170426-WA0000

Entre os temas previstos, estão os desafios da gestão urbana moderna, os conceitos dos carros inteligentes, princípios de e-gov e m-gov, ferramentas de business intelligence e banco de dados na área de trânsito, monitoramento eletrônico de veículos, tecnologia nas campanhas educativas para redução de acidentes e os aplicativos e redes sociais que têm impacto direto na área.

Em Rondônia, com a implantação do sistema DetranNet, a emissão de novas CNHs e renovações foram dinamizadas sendo entregues no mesmo dia na Capital, e na média de três dias no interior, proporcionando mais agilidade e confiabilidade. O sistema veicular também está implantado facilitando acesso do usuário aos serviços pela internet.