Portal Serviços Detran Rondônia  


Detran-RO propõe modelo viário de cidade inteligente

Através do uso de tecnologias as ações serão desenvolvidas para proporcionar segurança no trânsito.

 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) propõe  integração das ações de Segurança Viária, definidas nas Políticas Nacional de Trânsito, tendo como metas um trânsito mais ágil e mais seguro, proposto pela Resolução DENATRAN nº 514/2014. Entre os objetivos está a implantação de tecnologias para coletar dados através de vídeo monitoramento e a disponibilidade semafórica, conforme o modelo de Cidades Inteligentes, que faz uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos.

O Diretor Geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante, informou que esta é uma ação de Governo, proposta pelo governador Confúcio Moura, que tem cobrado ações eficientes para melhorar a qualidade viária priorizando a segurança e a vida do cidadão.

Um projeto piloto será implementado em Porto Velho, envolvendo como parceiros o DETRAN, a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito. Durante reunião técnica dos parceiros, foi proposta a construção de termo de cooperação para compartilhamento de dados, vídeo monitoramento de acidentes de trânsito, disponibilidade semafórica, e onda verde, usando a infraestrutura de vídeo monitoramento da rede Sesdec e da rede de vídeo monitoramento da Prefeitura da Capital.

Conforme João Almeida de Barros de Lima Neto, Renaest/Detran, a unificação de tecnologias e de coleta de dados articulados com os demais órgãos do sistema de trânsito, estará proporcionando dados estatísticos para a elaboração de estudos mais precisos sobre acidentes de trânsitos e as devidas causas.

Marconi Castelo Branco, Coordenador de Tecnologias de Informação do Detran/RO, disse que a autarquia agrega condições para implementar as medidas da Politica Nacional de Transito, e com a parceria com as demais instituições proporcionará melhor promoção de projetos e programas de segurança viária.

O Secretário Adjunto da Sesdec, Luiz Roberto de Mattos, propôs a integração do vídeo monitoramento da rede da Secretaria. Hugo Guilherme Correia, Diretor da DTO/Detran, disse que as parcerias já realizadas tem bons resultados e a integração desenvolverá e modernizará a gestão da operação e fiscalização do trânsito viário.

Coordenadoria de Comunicação – CCOM