Detran-RO realiza audiência pública sobre o trânsito em Espigão do Oeste

Na última quinta-feira (23), a equipe da Ciretran de Espigão do Oeste realizou a 1ª audiência pública sobre o trânsito, com o tema: Trânsito-Comportamento-Responsabilidade. A Audiência aconteceu na Câmara Municipal, e teve como objetivo unir a sociedade discutir os problemas e estratégias na redução de acidentes e mortes no trânsito.

Compuseram a mesa de autoridades da Audiência: Delker K. Miranda – Chefe de Ciretran de Espigão do Oeste;  Nilton Caetano – Prefeito Municipal de Espigão do Oeste; Joadir Schultz Presidente da Câmara de Vereadores de Espigão do Oeste; Zilda Jucilane Bordinhão Secretária de Saúde de Espigão do Oeste; Pedro Gonzaga de Oliveira Filho – Agente de Rendas da SEFIN – Secretaria de Finanças do Estado; Douglas Marink de Miranda – Comandante de Policia Militar de Espigão do Oeste;

A primeira palestra foi da secretária de saúde Zilda Jucilane Bordinhão, na ocasião ela mostrou os custos que os acidentes de trânsito causam no município. Segundo Zilda, a consequência da ausência de um hospital padrão para atendimento de pessoas que sofrem acidentes e ficam com traumas e sequelas é grave. “No município só é feito os primeiros socorros, e os pacientes que necessitam de cirurgias mais complexas são encaminhados para Cacoal ou Porto Velho, gerando assim um alto custo para o município”, frisou a secretária de saúde.

O segundo palestrante foi o Agente de rendas da Secretaria de Finanças (SEFIN), Pedro Gonzaga de Oliveira Filho, que trouxe informações sobre o IPVA e cobrou que o município faça uma campanha de conscientização do pagamento do IPVA dos condutores de automóveis, pois 50% da arrecadação do IPVA são destinadas aos cofres do município, e cobrou também que proprietários de veículos transfiram suas placas para Espigão. “Temos muitos veículos que tem placas de outros municípios, com isso os condutores não poderão cobrar melhorias nas vias públicas do município uma vez que suas placas não são registradas no município”, disse Gonzaga.

O terceiro palestrante foi o Comandante de Policia Militar (PM) de Espigão do Oeste, Douglas Marink de Miranda, que na ocasião, demonstrou em gráficos os resultados obtidos com ações de fiscalização ostensiva e o comparativo de acidentes nos anos de 2015 e 2016. De acordo com o comandante, os trabalhos de educação e fiscalização reduziram os números de acidentes em 9,74%. E a redução de 55% no índice de mortes no trânsito no município.

Miranda demonstrou também as causas mortis em 2015 e 2016. Segundo ele, em 2015 a maior causa de acidentes foi à ultrapassagem em cruzamento e em 2016 desobediências da placa “Pare” e condutores inabilitados.

O comandante destacou ainda que houve um aumento de 91,36% na quantidade de infrações cometidas pelos condutores de Espigão do Oeste entre os anos de 2015 e 2016. “Em 2015 a PM lavrou 1.933 autos de infrações, já em 2016 foram lavradas 3.699. No ano de 2015 foram removidos 402 veículos, já em 2016 foram removidos 553 veículos. Em 2015 foram recolhidas 49 CNHs e 148 CRLV, já em 2016 o número saltou para 83 CNHs e 285 CRLV recolhidas”.

A quarta palestra foi ministrada pela Chefe da Ciretran, Delker K. Miranda juntamente com a responsável pela educação de trânsito no município, Sueli de Santana, onde foi apresentado os trabalhos de educação de trânsito nas escolas, empresas, ruas, avenidas, feiras livres, dentre outros. A servidora Sueli expos os dados estatísticos da lei seca no município.

“Com essa audiência pública e com a demonstração desses dados, busca-se enfatizar que o objetivo do DETRAN e da PM, não é só autuar e sim contribuir para um trânsito mais seguro e harmonioso, criando uma consciência de sensibilização de que as mudanças do nosso trânsito depende de cada um de nós” enfatizou a chefe da Ciretran, Delker K. Miranda.

Assistiram e participaram da audiência cerca de 100 pessoas, entre os presentes estavam policiais militares, policiais civis, diretora de auto escola 4 rodas, alunos de 1ª Habilitação, secretário de educação estadual e municipal, secretario de trânsito municipal, servidores da saúde, servidores da Ciretran, servidores da câmara municipal, vereadores, empresários, vice prefeito, imprensa local, representante da Amore, representante da classe de taxistas,  entre outros.

IMG-20170224-WA0109IMG-20170224-WA0167