Detran oferece integração de banco de dados para TJ e MP em Rondônia
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), já esta operando com seu novo sistema de habilitação e transporte, e por meio de uma explanação detalhada apresentou a nova ferramenta no Tribunal de Justiça e Ministério Público de Rondônia.
A proposta é integrar os órgãos fiscalizatórios e judiciais através de termo de cooperação, para disponibilizar por meio da base de dados, as informações referentes aos veículos de propriedade de pessoa física e jurídica, por meio do CPF e CNPJ consultados, incluindo data de aquisição e transferência, contribuindo para a identificação de enriquecimento ilícito, dentre outras informações.
De acordo com o Presidente da Comissão de Implantação do Novo Sistema, Acássio Figueira, através deste intercambio os órgãos poderão ter ampliado a quantidade e qualidade de informações atualizadas referente a banco de dados de pessoas e veículos em todo o Estado. “Nossa ideia é facilitar os órgãos durante as ações judiciais, bem como na recuperação de veículos furtados”, explicou Acássio lembrando que os dados de pessoas são atualizados em media a cada 5 anos.
Além do Tribunal de Justiça e Ministério Público, o Detran também disponibilizou o acesso a Secretaria de Segurança Pública do Estado e Delegacias de Policia Civil. Atualmente a Autarquia possui 72 pontos espalhados em Rondônia, que emitem cerca de 3 mil documentos de veículos e 15 mil documentos de habilitação por mês. Comprovando a capacidade de atualização do banco de dados oferecido.
O Diretor Geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante, acredita que a integração ajudará não só na elucidação de casos de roubos e furtos, mas também favorecerá a coibir e evitar práticas de transações financeiras fraudulentas. “Através do nosso banco de dados atualizado e moderno poderemos colaborar com a celeridade da justiça de nosso Estado”, pontuou Albuquerque.
Coordenadoria de Comunicação – CCOM