Portal Serviços Detran Rondônia  


Motoristas e comunidade são orientados pelo Detran durante o carnaval

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) montou ações especiais para orientar a população sobre os riscos de acidentes durante o Carnaval. As ações educativas envolvem equipes da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (DTET) que distribuem material informativo e brindes com mensagens e orientações. No domingo de Carnaval (26), as atividades serão concentradas na Praça Aluísio Ferreira com atividades educativas para crianças e adultos.

O tema principal da campanha destaca o ‘motorista da vez’, uma prática em que o grupo foliões escolhe um integrante que não bebe para ser o condutor do veículo. Especialistas consideram essa atitude mais segura para que os festejos não tornem problemas para o resto da vida.

O Diretor Geral, José de Albuquerque Cavalcante, destaca que as ações educativas são recomendações de governo para evitar os danos à vida, e para minimizar as grandes despesas do Estado com os tratamentos. O diretor ressaltou que apesar da redução nos índices de acidentes, o número de ocorrências ainda é grande. “Para tornar o trânsito mais seguro é preciso formar um novo conceito de motorista. E as ações educativas visam empreender essa formação”, explicou.

Além das blitz educativas, outros frentes atuam na fiscalização da Lei Seca para coibir os abusos no trânsito, retirando de circulação motoristas e veículos irregulares. A multa para quem for pego por embriagues ao volante chega a R$ 2.934,70, além de outras consequências.

DSC_0015DSC_0016DSC_0021

Coordenadoria de Comunicação – CCOM