Instalação de Porto Velho é comemorada na terça-feira (24)
Em 24 de janeiro de 1915 Porto Velho foi instalada e nomeada oficialmente como município autônomo onde o Major Fernando Guapindaia foi feito superintende. Celebrar essa data é importante para exaltar a história do município tornando-a conhecida por todos, já que “o homem só é eterno quando sua memória permanece”.
A criação de Porto Velho aconteceu no dia 2 de outubro de 1914, através da Lei 757, assinada por Jonatas Pedrosa (na época governador do estado do Amazonas). Porém só em 24 de janeiro de 1915, o município recebeu a nomeação oficial do superintendente da cidade e dos membros do Conselho Municipal.
A cidade nasceu as margens do Rio Madeira e está intimamente ligada a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Segundo o livro “Porto Velho 100 anos de História 1907-2007”, da historiadora Yedda Borzacov nenhum estudo da evolução e mesmo da vida de Porto Velho poderá ser feito independente desta ferrovia.
A construção fez Porto Velho nascer, foi responsável pelo primeiro impulso para o desenvolvimento da cidade, intensificou o fluxo migratório e imigratório para a região. A ferrovia foi criada com o objetivo de ligar o Brasil e a Bolívia ao Oceano Atlântico, visando escoar a produção de borracha. A construção surgiu por causa da dificuldade de navegação ocasionadas pelas diversas cachoeiras.
É como nos lembra o Hino da cidade: “Nascestes ao calor das oficinas do Parque da Madeira Mamoré, pela forja dos bravos pioneiros, imbuídos de coragem e fé”.
Portanto a todos os portovelhenses (os nascidos aqui e os que adotaram a cidade no coração), comemorem os 102 anos de instalação do município, conheçam a cidade para poderem amá-la.
Coordenadoria de Comunicação – CCOM