Servidores do Detran participam de celebração do Dia Mundial das Vitimas de Trânsito em Porto Velho
Na tarde de ontem , dia 20, terceiro domingo de novembro, foi celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005 e o Conselho Municipal de Trânsito em parceria com Detran, Policia Rodoviária Federal, Policia Militar, Semtran , Sesau. Samu, Semed e demais órgãos competentes realizaram um culto ecumênico na Praça Marechal Rondon em Porto Velho.
O objetivo da data é fazer com que a sociedade pare, pelo menos um dia por ano, para uma reflexão sobre os inúmeros problemas do trânsito, em todo o mundo, e ajude a pensar as possíveis soluções para se evitar novas vítimas de acidentes. O trânsito é hoje uma das três principais causas de morte entre pessoas de 5 e 44 anos, matando mais de 1,3 milhão de pessoas anualmente e deixando cerca de 20 a 50 milhões gravemente feridas.
“ Este dia dia é para lembrar a sociedade e também para confortar quem já sofreu, e talvez sofra para sempre, as consequências materiais, sociais e principalmente emocionais com a perda de amigos e parentes no trânsito”, disse o Diretor Geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante, que participou do ato.
O Brasil está na quinta posição mundial em quantidade absoluta de fatalidades no trânsito. “Isso serve de alerta para todos, principalmente no momento em que o país discute o endurecimento da Lei Seca, é necessário que a sociedade se mobilize e comece a mudança de comportaento , lembrou Gildete Miranda, Diretora Técnica de Educação de Trânsito do Detran em Rondônia.
Coordenadoria de Comunicação – CCOM