Portal Serviços Detran Rondônia  


Detran-RO investe em proteção de sistemas de dados e comunicações

Para proteger seus Sistemas de Informações e Telecomunicações, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) adquiriu dois Data Bunkers (Racks Cofres de Dados), equipamentos de alto nível de tecnologia para segurança de dados, criando um ambiente capaz de garantir o funcionamento ininterrupto da rede com segurança, confidencialidade e integridade das informações de maneira compartilhada e interativa.

Os Data Bunkers possuem refrigeração com central de ar condicionado auto suficiente, proteção contra incêndio, gases corrosivos, vapor, inundação, umidade excessiva, arrombamento, roubo, sabotagem ou espionagem, sistema completo de monitoramento com câmeras de segurança, procedimento de acesso biométrico, sistema de alarme, apresenta ainda autonomia de energia em casos de queda da rede elétrica até que o gerador seja acionado. O investimento foi de aproximadamente R$ 1 milhão de reais.

De acordo com Tobias Ferreira, Técnico de Informática e Chefe de Segurança de Redes do Detran-RO o projeto de aquisição foi impulsionado após o incêndio provocado por curto-circuito que danificou as redes elétrica e lógica do Departamento em 2014. “Agora os usuários estão mais seguros”, explica Tobias ressaltando que o monitoramento protege o ambiente físico, para o servidor e o usuário.

Cerca de dez integrantes do setor de Redes do Detran-RO participaram de um treinamento especifico de alto conhecimento técnico dos Racks Cofres, segundo eles é ótimo estarem respaldados por algo seguro. De acordo com o Coordenador de Tecnologia de Informação, Marconi  Branco, um dos objetivos do Detran é manter os patamares tecnológicos elevados. “Trabalhamos para contribuir com a modernização da Autarquia”, diz o Coordenador.

Para o Diretor Geral do Detran-RO, Dr. José de Albuquerque Cavalcante, esse investimento é relevante, pois garante a proteção do usuário e resguarda o banco de dados do Departamento. “Os data bunkers vão servir para proteger toda a área de dados do setores de administrativos, contratos e convênios, programas, planejamento, habilitação, contabilidade, financeiro, estatística e comunicação”, pontuou Albuquerque.

img_8445

Coordenadoria de Comunicação – CCOM