Detran participa de encerramento do Programa Educacional Trânsito Seguro – PETS em Cacoal

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Diretora Técnica de Educação, Gildete Miranda participou na ultima semana do encerramento do Programa Educacional Trânsito Seguro-PETS na cidade de Cacoal.

O evento que foi realizado pela pela Prefeitura de Cacoal, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), com apoio da Ciretran/Cacoal, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Estadual de Educação (Seduc), atendeu neste ano cerca de 650 alunos, além de professores, coordenadores pedagógicos em dez escolas do município.

Desde o ano de 2012, milhares de alunos foram atendidos pelo PETS que aborda durante as aulas noções para um trânsito seguro como atravessar na faixa de pedestre, respeitar a sinalização de trânsito e fazer uso de equipamentos de segurança, entre outros. “Nosso objetivo é promover e incentivar ações educativas de trânsito aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, enfocando a circulação, conduta, socialização e a cidadania”, afirma a coordenadora de educação no trânsito do município Lucen Baine.

Para a Diretora Técnica de Educação do Detran, Gildete Miranda, o programa é um excelente aliado para colaborar na formação e conscientização dos estudantes. ” A ideia de levar educação de trânsito para todas as crianças é um sonho. Poder compartilhar deste momento com a equipe de Cacoal é um privilégio para nós da Educação de Trânsito”, disse Gildete.

O PETS está fundamentado nas Diretrizes Nacionais da Educação de Trânsito no Ensino Fundamental, aprovadas pela portaria 147/2009 conforme artigo 19, incisos I e XVI, da Lei n°. 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), as quais têm a finalidade de trazer um conjunto de orientações objetivando uma prática pedagógica voltada ao tema trânsito.

Funcionando desde 2012 no município, programa já atendeu mais de 2700 alunos.  As aulas são oferecidas uma vez por semana, sendo divididas em 10 lições. Os alunos recebem material didático, tem aulas expositivas, vídeos e atividades extraclasse.

img-20161121-wa0019

img-20161121-wa0020