Detran-RO realiza seminário em homenagem aos 30 anos da autarquia

O Selo comemorativo dos 30 anos do Detran que será usado para disseminar a política de educação para o trânsito

Para celebrar seus 30 anos de criação, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) realizou nos dias 20 e 21 de outubro, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil/Rondônia (OAB), em Porto Velho, o seminário “Nosso Trânsito, Nossas Vidas”.

O evento foi dirigido aos servidores da autarquia e  a representantes de órgãos federal, estadual e municipal, com abordagem e palestras específicas para agentes públicos e políticos, e contou com a parceria da Empresa Brasileira de correios e Telégrafos (Correios) para o lançamento do selo alusivo à data.

Ao dar início ao seminário na manhã da última quinta-feira (20), o diretor-geral do Detran-RO, José de Albuquerque Cavalcante, destacou a importância da contribuição do Governo ao processo de educação e humanização do trânsito no Estado, como resultado do conjunto de investimentos que estão sendo feitos.

seminario-nosso-transito-nossas-vidas_detran_20-10-16_foto_daiane-mendonca-9

Ele citou ainda os números alarmantes dos acidentes de trânsito ao redor do mundo, que levou a organização das Nações Unidas (ONU) a proclamar o período de 2011 a 2020 como a “Década de ação pela segurança no trânsito”, fato que justificou bem o momento de discussão e reflexão no seminário, sobre as questões que envolvem o trânsito local.

O ponto alto na abertura do evento foi o lançamento do selo personalizado e Carimbo comemorativo aos 30 anos do Detran rondoniense. O diretor regional dos Correios, José Carlos Fosqueiro, junto com Albuquerque e do diretor adjunto do Detran-RO, Antônio Manoel Rabello, apresentou o selo aos convidados, destacando sua importância num momento especial na vida da autarquia. O selo será usado como um instrumento de comunicação para disseminar a missão do Detran na coordenação das políticas de educação para o trânsito e de valorização da vida.

Por fim, Albuquerque afirmou que o Detran-RO tem interesse em ampliar suas ações e melhorar relação com as prefeitura, com parcerias produtivas, capazes de gerar resultados práticos para a melhoria do trânsito, e até na produção de campanhas educativas de orientação nas escolas.

SERVIDORES RECEBEM HOMENAGENS NO EVENTO

Após o encerramento da solenidade de abertura do Seminário, o professor Rodrigo Ramalho, da Escola Pública de Trânsito (EPT), abriu o ciclo de palestras falando sobre “Comportamento Humano no Trânsito – Convivências e Conflitos”, seguido do também professor Iremar Torres Lima, que discorreu sobre o “Panorama Estatístico”.

Na sequência, o consultor internacional em educação e segurança no trânsito, Eduardo Biavati, discursou sobre os “Aspectos Educativos e Sociais Aplicados ao Trânsito”. Coube ao tenente-coronel Ricardo Alves da polícia Militar de Santa Catarina, encerrar o primeiro dia de debates com a palestra “Política de segurança no Trânsito: Compromisso com a vida”.

No segundo dia de seminário, que ocorreu na sexta-feira (21), foram iniciadas as atividades com homenagens aos servidores que fizeram e fazem parte da história dos 30 anos da autarquia. Os agraciados receberam um troféu  simbólico em reconhecimento ao trabalho que cada um desempenhou ao longo dessas três décadas no órgão.

Após as homenagens e cerimônia de abertura, o palestrante Carlos José Antônio Kümmel Félix, iniciou o segundo dia de debates abordando o tema “Mobilidade Urbana”. Fernando Duarte Moreira, encerrou o ciclo de palestras com a abordagem  “Saúde e Prevenção no Trânsito”.