Diretores do Detran/RO participam de encontro nacional em Brasília
O Diretor Geral e o Diretor Técnico de Habilitação e Medicina do Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), José de Albuquerque e Acássio Figueira, participaram na ultima semana (14 a 16), do 53° Encontro Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito do Brasil, que foi promovido em Brasília pela Associação Nacional dos Detrans (AND) e reuniu os dirigentes para discussões sobre a legislação de trânsito, bem como melhorias na prestação de serviços e aprimoramento de sistemas em todo o país.
Como pautas principais foram debatidas as exigências de exames toxicológicos, simuladores, registro dos veículos ciclomotores (cinquentinhas), a nova Lei de Desmonte, os principais problemas enfrentados no leilão de veículos com débitos em diferentes estados, e ainda as recentes alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Quanto a exigência de veículos cinquentinhas nas frotas dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), no evento o Diretor disse que procurou levar em consideração as necessidades e peculiaridades da nossa região quanto à demanda dos CFCs em Rondônia. “Nossa preocupação além de respeitar a lei, é que todos os centros tenham condições viáveis de atender a população que utiliza e necessita deste tipo de veículo”, ponderou Acássio.
Para o Diretor Geral do Detran, os encontros contribuem diretamente para o bom andamento e padronização dos atendimentos realizados pelos Detrans em todo o país. “Esses encontros são de suma importância na tomada de decisões que alteram o quadro do trânsito no Brasil. A integração dos Detrans é necessária para a tomada rápida de decisões”, exortou José de Albuquerque, que ainda levantou o debate sobre a exigência do exame toxicológico para os motoristas das categorias C, D e E.