Portal Serviços Detran Rondônia  


Agente de Trânsito do Detran fala sobre Licenciamento Anual para emissora de TV em Porto Velho

O servidor Kalil Rafael Dantas Cabral, agente de trânsito lotado na DTO, concedeu entrevista para emissora de televisão de Porto Velho  para  falar sobre a inadimplência da frota de veículos do Estado de Rondônia, que no último mês alcançou o índice de 43%, ou seja, quase a metade dos veículos registrados no estado estão com o licenciamento anual atrasado.

Na entrevista o servidor explicou que o veículo que estiver com o licenciamento anual atrasado, quando for abordado numa blitz será autuado pelo Art. 230, V do CTB, e terá como medida administrativa a remoção do veículo. Kalil advertiu ainda que o mesmo procedimento se aplica a quem estiver circulando com o veículos ainda não registrado, e recomendou que os proprietários de carros novos procurem emplaca-los ainda dentro das concessionárias, ou então, assim que tirá-los da loja dirijam-se imediatamente a uma empresa de vistoria eletrônica para emissão de laudo e posteriormente a algum posto do Detran para o registro e emplacamento do veículo.

O Detran alerta que para o licenciamento anual, é necessário o pagamento de todos os tributos, multas e regularização de qualquer pendência administrativa relacionada ao veículo. Após isso o cidadão pode procurar qualquer posto de atendimento do DETRAN/RO para a emissão do CRLV atualizado, o qual é o um documento de porte obrigatório, e deve ser apresentado nas blitzes e abordagens policiais juntamente com a CNH do condutor:

Os tributos necessários para o licenciamento são:

– Taxa de Licenciamento;

– Taxa de Seguro Obrigatório – DPVAT;

– Taxa de Bombeiros (para veículos de 4 rodas e nos municípios houver unidade da instituição)

– IPVA.

É importante lembrar que o CRLV – Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo é diferente do CRV – Certificado de Registro de Veículo. O primeiro documento deve ser renovado anualmente mediante pagamento de tributos e regularização do veículo e também é de porte obrigatório, já o segundo é também conhecido como “Documento Único de Transferência” e não precisa ser apresentado nas blitzes e abordagens policiais, porém, é imprescindível no caso de venda do veículo.

Qualquer dúvida sobre o assunto pode ser direcionada à Ouvidoria do Departamento, a qual atende pelo e-mail ouvidoria@detran.ro.gov.br e também pelos telefones 69 3217-2575.