Governo aprova Lei que institui oficialmente mês de maio como “Maio Amarelo”
O Governador do Estado de Rondônia, Confúcio Aires Moura, instituiu na semana passada através da Lei nº 3.808, de 18 de maio de 2016, o “Maio Amarelo”, mês dedicado à realização de ações de redução de acidentes de trânsito, no Estado de Rondônia.
Maio Amarelo é um movimento internacional que surgiu para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou, em 11 de maio de 2011, a Década das Ações de Segurança no Trânsito. A partir daí o mês se tornou referência mundial para o balanço de ações educativas de proteção ao trânsito, que passaram a ser realizadas no mundo inteiro. Segue a metodologia dos movimentos “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, que procuram, respectivamente, chamar a atenção para o câncer de mama e de próstata.
A cor amarela foi escolhida porque simboliza atenção e também a sinalização de advertência do trânsito, e no Estado de Rondônia as ações são realizadas na capital e interior por meio de procedimentos informativos e educativos, visando à redução de acidentes de trânsito, mediante as seguintes prioridades:
I- a promoção de debates e iniciativas em prol de um trânsito mais seguro; e
II- a prorrogação da importância de uma conduta lícita, respeitosa e prudente no trânsito.
A partir da publicação desta Lei, fica estabelecido como símbolo do mês ” Maio Amarelo” uma fita na cor amarela.
Coordenadoria de Comunicação Social