Maio Amarelo ganha adesão de órgãos públicos e sociedade civil em Rondônia
O Detran-RO em parceria com os mais diferentes setores da sociedade civil e órgãos públicos estaduais e federais, realizou na manhã desta terça-feira (05) uma reunião no auditório da Unimed em Porto Velho para debater as ações do movimento Maio Amarelo, que serão realizadas durante o mês de maio com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro por meio da educação e da fiscalização.
O Maio Amarelo é ummovimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro, que teve inicio em 11 de maio de 2011, data em que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), com meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo.
Há exemplo dos anos anteriores o Detran-RO está a frente das ações em todo o Estado onde além de promover atividades baseadas nas propostas da Década de Ações para a Segurança no Trânsito, também busca parcerias com entidades não governamentais, sociedade civil organizada e órgãos públicos, com o intuito de que cada um com sua criatividade, ajude a promover a segurança no trânsito no Estado de Rondônia.
A Coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Ana Valéria, explica que todos podem ser voluntários durante o movimento. “Queremos que a sociedade abrace esta causa a favor do trânsito e nos ajude a divulgar e conscientizar que o trânsito é responsabilidade de todos”, disse a Coordenadora que conclama a todos a adesão ao movimento.
“O Maio Amarelo não é uma campanha, mas sim, uma ação”, o Diretor de Habilitação e Medicina do Trânsito, Acassio Figueira, esclareceu que o Maio Amarelo é um movimento em que toda sociedade organizada, empresa, entidade, associação e instituição promovem de forma conjunta ações de conscientização para um trânsito livre de acidentes e humanizado.
Parceiros do Maio Amarelo em 2016: Eletrobrás Eletronorte, Sindicato dos Corretores de Seguros de Rondônia (Sincor), Temática Editora, Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Policia Miliatar (Cia Independente de Trânisto), Porto Seguro, Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Consórcio Sim, Autovema Veículos, Unimed Rondônia, Agevisa, Sescoop, Rovema Veículos, Venezia Iveco, Corpo de Bombeiros de Rondônia, Secretária Municipal de Trânsito (Semtran), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Hertz Rovema.
Os interessados em se unir ao projeto podem entrar em contato com a Coordenadoria de Educação do DETRAN-RO por meio dos telefones 3217—2583 ou 3217-2905 e no e-mail maioamarelorondonia@gmail.com.
.