Detran-RO participa do primeiro encontro de ouvidores do Estado
Na manhã desta sexta-feira (1), foi realizado o primeiro encontro de ouvidores do Estado no auditório do Ministério Público de Rondônia, que teve como objetivo debater ideias e ainda realizar orientação na implantação das ouvidorias nos órgãos públicos do Estado.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), representado pela servidora Júlia Calixto, responsável pela Ouvidoria da Autarquia participou do evento, compartilhando as ações já desenvolvidas pelo setor no Detran.
Além da Ouvidoria do Detran, o 1º Encontro de Ouvidores do Estado teve a participação das Ouvidorias do Ministério Público do Estado (MP-RO), Tribunal de Justiça (TJ-RO), Governo do Estado, Assembleia Legislativa (ALE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Defensoria Pública do Estado (DPE), Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e das Polícias Civil e Militar.
O que é a Ouvidoria?
É um instrumento de comunicação entre o cidadão e o Departamento Estadual de Trânsito, aberto para recepcionar comunicados de irregularidades, reclamações, sugestões, informações, elogios, entre outros.
Quais os objetivos da Ouvidoria?
- Estreitar o relacionamento com o cidadão;
- Ampliar o controle social
- Contribuir para melhoria da gestão da Autarquia
A Ouvidoria do DETRAN-RO, esta localizada nas dependências do prédio Sede nesta Capital, e conta com duas servidoras que atendem e recebem as manifestações dos cidadãos pessoalmente, por telefone (69) 3217-2575, através do Sistema da Ouvidoria disponível no Portal da Ouvidoria Geral do Estado, ou pelo e-mail:ouvidoria@detran.ro.gov.br. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h30.
Os cidadãos podem contatar a Ouvidoria para encaminhar manifestações de diferentes tipos: dúvidas, denúncias, reclamações, elogios, sugestões, críticas, opiniões e comentários. Ao recebê-las, a Ouvidoria busca as respostas, informações, orientações, explicações e os esclarecimentos necessários ao devido atendimento ao cidadão, interagindo com os demais setores do DETRAN/RO para uma efetiva resposta às demandas. Todos os assuntos recebidos pela Ouvidoria são analisados e respondidos dentro de um prazo estabelecido de 05 (cinco) dias úteis.