Portal Serviços Detran Rondônia  


Detran-RO faz balanço positivo das ações na redução de acidentes

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO),  por meio das equipes de fiscalização e educação de trânsito vem realizando trabalhos ininterrupto de conscientização e prevenção de  acidentes decorrentes da imprudência no trânsito.

No ano de 2015, cerca de 580 ações de fiscalização foram realizadas em todo o Estado, divididas em Operação Lei Seca e blitz de fiscalização. Na capital, a equipe de fiscalização realizou 195 ações da Operação Lei Seca, em pontos estratégicos considerados de risco, o que contribuiu na redução  de  30,05% do número de acidentes registrados entre 2014 e 2015.

Para o Diretor Técnico de Operações, Hugo Correia, os números demonstram a preocupação do órgão não só como parte fiscalizatória, mas também como incentivador da conduta lícita no trânsito. “Nos últimos anos diminuímos em 50% o número de mortes decorrentes de acidentes no trânsito, o que podemos atribuir as ações da autarquia em parceria com a Policia Militar e demais órgãos afins, conforme publicado pela folha de São Paulo no ano passado”, pontuou Hugo Correia.

Além das ações fiscalizatórias o Detran realiza diariamente atividades educativas de trânsito nos municípios e Distritos no interior do  Estado,  só na capital  no ultimo ano, cerca de 20 mil pessoas  foram atendidas por meio de palestras, pit stop e blitz educativas . No interior foram quase 90 mil pessoas, conforme os relatórios de atividades da Diretoria Técnica de Educação (DTET).

As intervenções pedagógicas de educação de trânsito ganharam reforços de instituições privadas, que sensibilizadas em contribuir na diminuição das vítimas decorrentes de acidentes no trânsito, estão procurando a Diretoria Técnica de Educação para realizar atividades em seus estabelecimentos. “Antes nós que tínhamos que oferecer nossas atividades para a população, há algum tempo somos procurados para realizar o trabalho de orientação em diversos segmentos da sociedade”, explicou Gildete Miranda, Diretora Técnica de Educação, entendendo que a educação para o trânsito vai além das regras, consistindo na formação do individuo por meio da consciência  e boas condutas.

“ Sabemos que é direito do cidadão poder se locomover em segurança seja ele motorista, pedestre ou ciclista”, o Diretor Geral do Detran, José de Albuquerque,  entende que o cidadão tem direito ao trânsito seguro e que cabe o Detran orientar e prevenir acidentes por meio da fiscalização e educação. “ Estamos aqui para além de fiscalizar, também conscientizar que o trânsito seguro depende da ação individual de quem o utiliza. Se todos nós  respeitarmos as leis que regem nosso código de trânsito e agirmos com boas maneiras, teremos um futuro diferente”, concluiu Albuquerque.