Detran-RO convoca sociedade para reunião sobre o Maio Amarelo
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia-Detran-RO, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Policia Militar (Cia de Trânsito), Escola Pública de Trânisto, Sincor, Porto Seguro, Eletrobrás Eletronorte, Secretaria Municipal de Saúde, Consorcio SIM, Sescoop, Agevisa, Grupo Rovema, Venezia Iveco, Corpo de Bombeiros, se reuniram na manhã desta quinta-feira (10), no auditório da Diretoria Técnica de Educação do Detran, para debater as ações que serão realizadas durante o Movimento Maio Amarelo 2016.
O Maio Amarelo é um movimento internacional que tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortos e feridos no trânsito. Isso considerando que os acidentes de trânsito assumem, no momento atual, o perfil de uma epidemia para a qual deve haver medidas preventivas e combativas. Por este motivo, o símbolo do Movimento é um laço na cor amarela, ressaltando que a segurança no trânsito, a exemplo da Aids e outras doenças, também é uma questão de saúde.
Hoje cerca de 30.000 pessoas são apoiadoras do movimento que é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
“Nossa ideia é mobilizar a sociedade a participar e se conscientizar sobre segurança no trânsito”, segundo o Diretor-Geral do Detran, José de Albuquerque, a autarquia em parceria com o Governo do Estado promovera várias ações em conjunto com a sociedade e empresas para conclamar a população para participar do movimento Maio Amarelo.
As atividades previstas para acontecer ao longo do mês em Rondônia são: abordagens educativas, palestras em instituições de ensino, blitz educativa, reunião pública sobre ordenamento viário e fiscalizações de trânsito.
Além de mobilizar órgãos de trânsito de diferentes esferas (municipal, estadual e federal),O Maio Amarelo articulará escolas das redes pública e privada, universidades públicas e particulares, meios de comunicação, sindicatos, times de futebol e empresas em geral. Qualquer empresa, órgão ou entidade pode apoiar o movimento. A ideia é cada um usar a criatividade para fazer alusão ao Maio Amarelo, dentro de suas possibilidades.
O Detran-RO também está pronto para receber sugestões e orientar como pôr em prática ações para o Maio Amarelo. O Órgão também pede que os órgãos públicos e empresas que tiverem monumentos ou torres de transmissão possam iluminá-los de amarelo ao longo do mês: especialmente no dia 25 de maio, eleito como ápice das ações do Maio Amarelo.
A próxima reunião estabelecer o calendário de atividades em nosso Estado e em especial na capital, esta marcada para o dia 05 de abril, `as 08:30 horas, no auditório da Unimed em Porto Velho. Para participar o cidadão ou empresa poderá entrar em contato com a Coordenadoria Técnica de Educação do Detran, (69) 3217-2583 ou pelo e-mail:
Coordenadoria de Comunicação Social