Diretoria do Detran-RO participa de reunião na Assembleia Legislativa acerca de blitzes fiscalizatórias
Na manhã desta terça-feira (15), aconteceu uma reunião no Plenarinho da Assembléia Legislativa de Rondônia, onde estiveram presentes o Diretor Geral da Autarquia, José de Albuquerque Cavalcante, o Diretor Técnico de Operações, Hugo Guilherme Correia, a Diretora Técnica de Educação de Trânsito, Gildete Alencar, e agentes da autoridade de trânsito de Autarquia para debaterem sobre as blitzes de fiscalização desenvolvidas no Estado.
Durante reunião que foi comandada pelo Deputado Estadual Laerte Gomes (PEN), presidente da Comissão de Habitação e Assuntos Municipais da Casa de Leis, os deputados relataram denúncias que teriam chegado ao conhecimento deles acerca da realização das operações de fiscalização de trânsito do Detran/RO.
Questionando o Detran sobre a realização de blitzes de fiscalização no interior do Estado com equipes destacadas de Porto Velho,os deputados afirmaram que a autarquia estaria cometendo desrespeitos por “multar” os condutores em situação irregular, entendendo que os agentes teriam que ter bom senso e se absterem de “multar” condutores por infrações que para eles teriam pouco teor ofensivo.
O Diretor Técnico de Operações, Hugo Correia explicou aos deputados que os agentes exercem atividade de fiscalização em observância à legislação de trânsito. “Nós da equipe de fiscalização trabalhamos de acordo com a lei, e temos a orientação para estar necessariamente visíveis, inclusive com os veículos plotados com os motivos da Operação Lei Seca, procurando realizar esse tipo de fiscalização, em cruzamentos com altos índices de acidentes, especialmente nos horários de pico”, pontuou Hugo.
A Diretoria do Detran enfatizou o reconhecimento por parte do Poder Judiciário e Ministério Público, pela atuação da equipe de fiscalização, em destaque pelo desenvolvimento da Operação Lei Seca, realizada pelo órgão. “Devido a colaboração da equipe na diminuição de acidentes, o Detran vem recebendo constantes solicitações para realização da operação em cidades do interior, especialmente em Ariquemes, onde a Vara Criminal e a Promotoria de Justiça locais têm consciência dos resultados satisfatórios que a operação vem registrando em Porto Velho”, disse Hugo.
O Diretor Geral do Detran/RO, José de Albuquerque explicou a Casa Legislativa que a autuação da equipe de fiscalização de trânsito decorre de um ato infracional, ou seja, por consequência das infringências as normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro, que é uma Lei Federal e deve ser respeitadas por todos. “Todo o trabalho realizado pelas equipes de fiscalização tem base legal e contribui efetivamente para o salvamento de vidas e melhorias no trânsito do Estado de Rondônia”, disse Albuquerque.
[nggallery id=1058]
Coordenadoria de Comunicação Social