Detran participa de entrega de certificados do Programa Educacional Trânsito Seguro em Cacoal

O Departamento Estadual de  Trânsito de Rondônia (Detran-RO), representado pela a Diretora Técnica de Educação de Trânsito, Gildete Miranda e pela Chefe da Ciretran local participaram de entrega de certificados do Programa Educacional Seguro em Cacoal.

Na manhã desta terça-feira, 17 de outubro, mais de 600 alunos das redes municipal e estadual de ensino, receberam o certificado de participação do Programa Educacional Trânsito Seguro -PETS, realizado pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Cacoal- SEMTTRAN em parceria com o DETRAN, Polícia Militar, SEMED e SEDUC. O PETS foi instituído em 2012 com objetivo de promover e incentivar ações educativas de trânsito aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, enfocando a circulação, conduta, socialização e a cidadania.

?A conscientização é a chave mestra desse projeto. Aqui além de formamos futuros condutores que respeitam as leis de trânsitos, estamos formando cidadãos mais conscientes? declarou o Secretário de Trânsito Gerson Sapper. De acordo com Talânia Lopes, Chefe da Ciretran,  “A equipe de Educação de Trânsito e a Direção Geral reconhecem a importância do programa para formação da Cidadania e construção de um trânsito seguro”.

De acordo com a coordenação do programa, o PETS leva o aluno a pensar sobre a problematização relacionada ao trânsito, apontando a importância da prevenção e do autocuidado para a preservação da vida. “O aluno tem a oportunidade de pensar e agir em favor do bem comum no espaço público”, declarou Joel Pereira, secretário municipal de educação.

O Vereador César Condack, representando a Câmara Municipal, reafirmou o compromisso de continuidade da instituição com o projeto. Gildete Miranda, Diretora da Coordenadoria de Educação de Trânsito do Estado de Rondônia, realçou o envolvimento de alunos e professores para a realização do programa. “É gratificante retornar a Cacoal e poder constatar que cada vez mais esse projeto tem se multiplicado. É através da educação que o nosso trânsito se tornará mais seguro”, afirmou Gildete.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Cacoal